• Passeios

Cortejo da Truck do Desejo

13 de February de 2024
09:00 Livre
Entrada gratuita

O bloco Truck do Desejo se prepara para cair na folia na terça-feira (13) de Carnaval, a partir das 9h. A concentração está marcada para a avenida Brasil, número 1200, e o cortejo segue rumo a rua Padre Rolim, 616, no Santa Efigênia, com dispersão por volta das 11h. O desfile do coletivo promete passear pelo axé, funk, MPB, pagode, sertanejo, e, acima de tudo, enaltecer a feminilidade.

Inclusão

Fundada em 2018, a Truck do Desejo tem o objetivo de dar maior visibilidade e protagonismo à identidade sapatão, sapabi e sapatrans, a partir da criação de um espaço seguro para que mulheres, pessoas não-bináries e transmasculinas pudessem viver o orgulho de sua experiência dissidente e se expressar artisticamente.

Desde 2019, ano do primeiro cortejo, o coletivo leva consigo uma multidão no Carnaval de rua de BH, em números cada vez mais crescentes.

“Esse caminhão nos dá força, nos protege e nos ajuda a atravessarmos as realidades mais perversas. Esse caminhão é um lugar de fortalecimento para que a siga nas nossas lutas”, canta o discurso de abertura da Truck. “Reverenciamos as mulheres que abriram esses caminhos. Cabe a nós construirmos estradas maiores, rodovias gigantescas para que outras mulheres possam ser livres também”.

Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.