O Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado recebe, no próximo sábado (3), às 19h, a apresentação ‘Isso é um poema que transborda’. Com direção de Bárbara Maia, a montagem propõe uma experiência sensorial que rompe com a dependência exclusiva da visão, comum em espetáculos de dança. A obra utiliza a audiodescrição como parte da dramaturgia para incluir pessoas com deficiência visual total ou parcial.
Criado em 2023, o espetáculo de dança contemporânea foi concebido especificamente para ser acessível a quem possui deficiência visual. Para isso, a produção implementou uma audiodescrição poética realizada em tempo real.
Diferente de descrições técnicas, a narração acompanha o desenrolar da cena, transformando os gestos e movimentos das bailarinas em palavras. Esse recurso é integrado a uma trilha sonora que traz textualidades incorporadas tanto pela dramaturgia quanto pelas artistas no palco.
O elenco formado por artistas criadores é composto por Carol Santiago, Clara Lins, Luar Lapér e Vanessa Oliveira. A equipe técnica conta ainda com a assistência de direção de Victor Pedrosa e a direção musical de Gustavo Felix.
Contexto e Outubro Prateado
A apresentação faz parte do “Outubro Prateado”, iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte. A campanha visa promover o respeito e a valorização da população idosa, incentivando o envelhecimento saudável e ativo por meio de diversas atividades no município.










