A Filarmônica de Minas Gerais se apresenta neste domingo (24) na Praça da Glória, em Contagem, às 11 da manhã. O concerto é gratuito e ao ar livre, dentro do projeto “Filarmônica na Praça”, sob a regência do maestro associado, José Soares.
Composta por 90 músicos de diversas partes do Brasil e do mundo, a Filarmônica vai apresentar repertório diversificado, incluindo grandes clássicos do universo sinfônico, música brasileira, tango de Piazzolla, peças de trechos do musical West Side Story e composições contemporâneas. O concerto terá interpretação em libras.
Para o maestro associado, José Soares, “o repertório de Praças 2025 espelha a alegria da Filarmônica em levar a música de orquestra para toda a cidade. A primeira parte do concerto traz obras de três diferentes nacionalidades: o alemão Richard Wagner, o tcheco Smetana e o francês Camille Saint-Saëns. A segunda parte chega ao continente americano, começando com os norte-americanos George Gershwin – em uma suíte feita por Marlon Humphreys-Lima – e Leonard Bernstein em trechos de West Side Story. Após uma escala na Argentina dos tangos de Astor Piazzolla, e, seguindo o curso desse “rio filarmônico”, encerramos com a Suíte Milagre dos Peixes, de Nelson Ayres,e a Suíte Nordestina, de Duda do Recife”.
“Acreditamos no poder transformador da cultura e da música como ferramenta de inclusão e bem-estar. Apoiar um projeto como a Filarmônica na Praça reforça nosso compromisso com a democratização do acesso à arte e com a valorização dos espaços públicos, promovendo experiências significativas para toda a comunidade. Este evento ganha ainda mais relevância por integrar as comemorações dos 114 anos de Contagem, celebrando a história e a identidade do município”, afirma a diretora-presidente do Instituto Unimed-BH, Mercês Fróes.










