A pianista, cantora e compositora Glaw Nader fará, neste sábado (28), às 11h, o lançamento do livro ‘Entre o Samba e o Jazz – a improvisação vocal brasileira na Copacabana dos anos 50 e 70’. O evento acontece na Livraria da Rua, no bairro Savassi, em Belo Horizonte, e será seguido de show da artista.
Glaw Nader, que também é uma das atrações do Savassi Festival neste domingo (29), vai autografar o livro, fruto da pesquisa de mestrado da artista. Em seguida, ela apresentará um show acompanhada pelos músicos Samuel Ekel (piano), Manassés Morais (contrabaixo) e Victor Mendes (bateria). A obra custa R$ 45 e pode ser adquirida no evento.
“Este show é a forma sonora do meu estudo. Nele, junto desses grandes músicos, vou dar corpo e voz às ideias que apresento no livro. Neste show eu revelo que voz é um instrumento precioso para improvisação que é uma linguagem criativa e histórica da música brasileira”, diz a cantora.
A publicação conta com 121 páginas em que a técnica de improvisação vocal, que dialoga com o jazz, a bossa nova e o samba jazz até os dias atuais, é observada e analisada no recorte histórico das décadas de 1950 e 1970. O cenário escolhido para este estudo, realizado no Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG, entre 2018 e 2020, foi o Beco das Garrafas, em Copacabana, no Rio de Janeiro, berço da bossa nova e das boates em que o samba jazz era ritmo predominante.