• Exposição
  • Museus
  • Palestra

Espaço do Conhecimento UFMG tem programação especial sobre Novembro Negro

04 de November de 2023  à 25 de November de 2023
14:00 Livre
Entrada gratuita

Novembro Negro é o mês dedicado à discussão de pautas antirracistas, em virtude do Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20. Pensando nisso, o Espaço do Conhecimento UFMG terá uma programação especial para conscientizar sobre o movimento.

Durante todo o mês, a iniciativa vai promover atividades lúdicas e encontros com vozes repletas de diversidade, reafirmando o compromisso das instituições com a inclusão e a participação social.

Em sua Fachada Digital, o museu vai reproduzir obras de Lidia Viber, artista negra nascida na Zona Leste de Belo Horizonte. A mostra “Reflexões Urbanas”, na Praça da Liberdade, reunirá uma seleção diversificada de criações de Lidia.

Programação

No sábado (4), a partir de 14h, haverá uma contação de histórias chamada “Histórias da África de A a Z”, explorando diversas culturas africanas e desmistificando a ideia de uma África única. O evento será acessível em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em português.

No domingo (5), às 15h, ocorrerá a oficina “Jogos e Brincadeiras Africanas” para pessoas a partir de 5 anos, com base no livro “Brincadeiras Africanas para a Educação Cultural”, para reconhecer as contribuições dos povos afrodiaspóricos para a cultura afro-brasileira.

Nos domingos seguintes (12 e 19), também às 15h, haverá a oficina “Diversidade na Demasiado Humano”, explorando importantes cientistas que são parte de minorias sociais, como mulheres, pessoas negras, povos indígenas e LGBTQIA+.

No último sábado de novembro (25), às 14h, o projeto “Educação na Praça” receberá membros do Coletivo Retomadas Epistemológicas e estudantes da UFMG para discutir como educadores abordam questões étnico-raciais em sala de aula, visando combater o racismo e o epistemicídio.

As capacidades das salas variam de 15 a 20 pessoas, e é necessário se inscrever, clicando aqui, para o “Educação na Praça”. Os ingressos para as demais atividades podem ser retirados gratuitamente na bilheteria do museu.

Amanda Serrano

Estudante de Jornalismo na Universidade FUMEC. Estagiária do Portal BHAZ desde setembro de 2023.

[email protected]