• Show

Série Interestadual da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo

20 de April de 2024
20:00 Livre

A partir de R$ 10
Disponível na bilheteria oficial do local ou pelo link

Compre online

A Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) dá início a sua Série Interestadual de apresentações por Minas Gerais. Neste sábado (20), o coletivo desembarca na Sala Minas Gerais, casa da filarmônica mineira, para concerto de ingressos a preços populares.

Sob regência do maestro Helder Trefzger, a Oses interpreta a obra “Fragmentos Mahlerianos”, do compositor capixaba Marcelo Rauta. Ela lança um olhar atual sobre a grandiosa “Sinfonia nº 1” do tcheco-austríaco Gustav Mahler – que será executada em sequência.

Segundo Trefzger, a orquestra vive uma nova fase, de gestão moderna e eficaz. “Com um público já consolidado no Espírito Santo, novos desafios agora se descortinam”, diz. “Estamos felizes e empenhados em fazer o nosso melhor, levando ao publico música de qualidade”.

Espaço de escuta sensível, a Sala Minas Gerais não foi escolhida por acaso. Para a Sinfônica, a casa é capaz de ampliar a experiência musical do público. Helder Trefzger vê o local como “um das referências” na área.

Sobre o repertório

Ao escrever “Fragmentos Mahlerianos”, o compositor capixaba Marcelo Rauta (1981) propôs uma síntese da “Sinfonia nº 1”, de Mahler, a partir de partículas dos quatro movimentos, recriadas por ele de maneira original, imprimindo o seu estilo em um diálogo entre presente e passado.

A música foi um veículo utilizado por Gustav Mahler (1860-1911) para resolver questões pessoais que o perseguiram ao longo da vida. Uma delas foi a obsessão para encontrar o sentido da existência, algo que ele sempre buscou.

Gustav Mahler escreveu a sua primeira sinfonia entre 1885 e 1888. O título inicial era “Titan”, poema sinfônico em forma de sinfonia. Após revisões, Mahler suprimiu esse título, que fazia referência a um romance de Johann Richter sobre a força da exaltação, imaginação e sonhos puros.

Segundo o próprio compositor, a narrativa da sinfonia descreve “um homem forte e heroico, sua vida e sofrimentos, suas batalhas e derrotas nas mãos do destino”. Após os percalços preparados pela sina, o herói triunfa sobre a morte.

Então se liga!

Série Interestadual: Minas Gerais
Local: Sala Minas Gerais
Data: 20 de abril
Horário: 20h
Ingressos: a partir de R$ 10, no Sympla

Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.