Strada Endurance: depois do trabalho, ele topa uma pequena aventura

Com cabine dupla que tem espaço para levar quatro adultos com certo conforto, uma caçamba com bom volume e capacidade de carga, motor com bom torque em baixa e manutenção mais em conta e câmbio manual com escalonamento de marchas que atende bem ao trafegar com peso na carroceria, a opção Endurance consegue conciliar bem trabalho e lazer e tem como foco principal os clientes frotistas. Por outro lado, se o comprador for incluir todos os opcionais (essa lista inclui até as calotas das rodas) o preço fica um pouco salgado, ultrapassando os R$ 90 mil.

Foto: Eduardo Aquino

As linhas da nova geração da picape Strada foram claramente inspiradas nas da Toro, cujo design caiu no gosto do consumidor, e todo o trabalho de criação foi desenvolvido no FCA Design Center Latam do Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG).

Luzes diurnas

Na frente, o destaque para a grade maior, na qual está abrigado o logo dar marca, que une com equilíbrio os faróis com luzes diurnas de LED e máscara negra; os vincos do capô e a grade da tomada inferior de ar, com elementos em forma de colmeia.

Leia mais: Mais GM na tomada

Foto: Eduardo Aquino

De perfil, chamam a atenção as coberturas plásticas nos para-lamas na cor preta, que também está presente nas maçanetas das portas e na capa dos retrovisores; a suspensão elevada e as bonitas calotas das rodas (opcionais), imitando bem uma roda de liga.

Herança da Toro

Na traseira, as lanternas escurecidas de desenho herdado da Toro, o estribo para facilitar o acesso à caçamba e a tampa com novo sistema de abertura e fechamento são os destaques.

Leia mais: Jeep em festa

Foto: Eduardo Aquino

Entre as qualidades para o trabalho, estão a caçamba de bom volume (844 litros) e boa capacidade de carga (650 quilos), os ganchos bem posicionados para amarração da carga e os protetores de caçamba e do vidro traseiro. A capota marítima é opcional.

Tom mais escuro

Por dentro, o espaço é bem razoável para quatro adultos, o acabamento não chega a ser um destaque, sendo mais adequado para um veículo de trabalho, incluindo o tom mais escuro em todo o interior e o tecido de forração dos bancos.

Leia mais: Teste do VW Polo GTS

Foto: Eduardo Aquino

O painel tem um desenho agradável e ergonômico. As telas do multimídia e do quadro de instrumentos em TFT de 3,5 polegadas (opcional) proporcionam boa visualização, incluindo a tela do computador de bordo ao centro.

Preto brilhante

O volante multifuncional tem boa pega e base achatada, e um detalhe em preto brilhante nos raios que traz um pouco de sofisticação ao interior. Falta apenas a regulagem de distância da coluna de direção.

Leia mais: Guia prático da Fórmula 1

Foto: Eduardo Aquino

As barras de proteção atrapalham um pouco a visibilidade traseira, mas os retrovisores externos de bom tamanho compensam essa perda. A posição de dirigir mais elevada proporciona uma boa visão do trânsito.

Segurança

O pacote de itens de segurança contempla airbags laterais, sistema para fixar cadeiras infantis, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e protetor de cárter. A câmera de ré é opcional.

Leia mais: Teste do Honda WR-V 1.5

Foto: Eduardo Aquino

Em termos de conforto, a Endurance vem de fábrica apenas com ar-condicionado. Sistema multimídia Uconnect 7, volante com controles de áudio, quadro de instrumentos com visor em TFT de 3,5 polegadas e entrada USB são opcionais.

Trabalho e lazer

Embora não tenha uma concepção muito moderna, o motor 1.4 atende bem tanto na proposta de trabalho quanto na de lazer. Sem acelerações ou retomadas de destaque, a Endurance proporciona um rodar agradável.

Leia mais: Motores turbo da Stellantis

Foto: Eduardo Aquino

A suspensão mais elevada e os bons ângulos de entrada e saída possibilitam que o lazer inclua pequenas aventuras em estrada de terra mais descuidadas. Destaque também para o bom nível de conforto, levando em conta que se trata de uma picape.

Assistência hidráulica

A direção tem boa calibragem, mas a assistência hidráulica não consegue proporcionar a mesma leveza que a elétrica em manobras em vagas mais apertadas.

Leia mais: Corolla também é Cross

O câmbio manual tem relações de marcha bem escalonadas e os engates são precisos e macios. O nível de consumo é um pouco elevado. Com etanol, na estrada com apenas o motorista e ar desligado, o computador registrou médias em torno de 9,6km/l.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.368cm³ de cilindrada, 8V, flex, que gera potências de 85cv (gasolina) e 88cv (etanol) a 5.750rpm e torques de 12,4kgfm (gasolina) e 12,5kgfm (etanol) a 3.500rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Direção – Assistência hidráulica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo rígido, com molas parabólicas longitudinais

Dimensões – Comprimento, 4,47m; largura, 1,73m; altura, 1,599m; e distância entre-eixos, 2,73m

Altura mínima do solo – 212mm

Ângulo de entrada – 23,7°

Ângulo de saída – 26,5°

Ângulo de rampa – 20,9°

Volume da caçamba – 844 litros

Capacidade de carga – 650 quilos

Rodas e pneus – Rodas de aço de 15 polegadas, calçadas com pneus 195/65 R15

Freios – A discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Tanque – 55 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.140 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Equipamentos de série – Quatro airbags, ar-condicionado, computador de bordo, controles eletrônicos de tração e estabilidade, direção hidráulica, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, ganchos para amarração de carga na caçamba, grade de proteção no vidro traseiro, grade frontal na cor preta, assistente de partida em rampa, indicador de troca de marcha, luz de iluminação da caçamba, luzes de posição diurnas, moldura dos para-lamas, para-choque traseiro com estribos antiderrapantes, porta-escadas, protetor de caçamba, protetor de cárter, suspensão elevada e coluna de direção com regulagem de altura.

Opcionais – Calota, capota marítima, Pack Worker (alarme, vidros e travas elétricas, brake light, fechadura elétrica da caçamba, abertura interna da tampa do tanque de combustível e banco do motorista com regulagem de altura) e Pack Multimedia (central multimídia Uconnect 7, predisposição para rádio (alto-falantes e antena), sensor de estacionamento, câmera de ré, controles de áudio no volante, tweeters, visor de 3,5′ TFT e entrada USB).

Preços – R$ 82.390.Com todos os opcionais, sobe para R$ 92.320,00.

Visite o nosso site Acelera Ai e fique por dentro das novidades do mundo automotivo.

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!