Ford começa as vendas do Bronco na versão topo de linha Wildtrak

Depois de encerrar a produção de veículos no Brasil, a Ford começa a importar modelos inéditos no mercado brasileiro. O primeiro deles é a nova geração do Bronco, um utilitário-esportivo que conjuga qualidades para o fora-de-estrada e para a cidade. O modelo tem nove airbags, diversas tecnologias semiautônomas, acabamento mais refinado, sistema de gerenciamento de carga, motor 2.0 EcoBoost de 240cv, câmbio automático de oito velocidades, tração 4×4, diferencial traseiro blocante e sete modos de gerenciamento de terreno. Preço: R$ 256.900,00.

Foto: Ford/Divulgação

O Bronco Sport, lançamento mais esperado da Ford este ano, começou a ser vendido no Brasil. Ícone no mercado americano, o modelo é inédito aqui e chega em versão única e bem recheada.

Wildtrak

O novo utilitário-esportivo está sendo vendido na opção topo de linha Wildtrak, com motor 2.0 EcoBoost de 240 cv, transmissão automática SelectShift de oito velocidades, tração 4×4, rodas de 17 polegadas e pneus todo-terreno.

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Foto: Ford/Divulgação

Destaque também para os sete modos de gerenciamento de terreno (G.O.A.T. Modes), o diferencial traseiro blocante, piloto automático para trilhas, nove airbags, controle automático de velocidade com Stop & Go, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestre e faróis de LED com luz alta automática, central multimídia SYNC 3 com tela de oito polegadas, som B&O e carregador sem fio para celular.

FordPass

O Bronco conta também com os recursos de conectividade do aplicativo FordPass, como partida remota e localização do veículo pelo celular, bancos revestidos parcialmente de couro com aquecimento, painel de instrumentos digital com tela de 6,5 polegadas, tomadas elétricas de 110 V e 12 V, porta-objetos inteligentes e porta-malas com sistema de gerenciamento de carga que permite criar diferentes divisórias e até uma mesinha auxiliar.

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Foto: Ford/Divulgação

O motor 2.0 EcoBoost tem turbo e injeção direta, que gera 240 cv de potência (a 5.500rpm) e 38kgfm de torque (a 3.000 rpm). Combinado ao peso de 1.718 quilos, o Bronco tem relação peso/potência de 7,16 kg por cavalo. Com isso, ele acelera de 0 a 100km/h em 8 segundos.

Oito velocidades

A transmissão automática SelectShift tem oito velocidades, com teclas para trocas manuais e resfriador de óleo. Os pneus são todo-terreno (225/65 R17 Pirelli Scorpion AT).

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Foto: Ford/Divulgação

Outras qualidades para o fora-de-estrada são a distância entre-eixos mais curta, de 2.670 mm, os ângulos de entrada (30,4º), de saída (33,1º) e de transposição de rampa (24,4º) e a distância livre do solo de 223 mm, além dos dois ganchos frontais que facilitam o reboque em caso de atoleiro.

Estabilidade off-road

A suspensão dianteira é do tipo MacPherson, independente, com braços de alumínio forjado e curso longo. Segundo a Ford, o Bronco tem sistema de suspensão de estabilidade off-road de alto desempenho (HOSS – High-Performance Off-Road Stability Suspension), com peso 40% menor da parte não suspensa comparado ao eixo rígido, o que aumenta o contato do pneu com o solo e favorece a estabilidade em curvas e alta velocidade. A suspensão traseira independente é montada em chassi auxiliar isolado da carroceria.

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Foto: Ford/Divulgação

O controle automático de velocidade é do tipo inteligente, que busca oferecer mais segurança nas trilhas mais pesadas, em trechos de subidas, descidas, erosões e terrenos escorregadios, em velocidade de até 32 km/h, ou abaixo de 10 km/h em ré. Similar ao controle de cruzeiro usado na estrada, ele comanda o acelerador e os freios.

Câmera de 180°

O Bronco tem câmera frontal de 180° e busca proporcionar uma visão ampla da pista para evitar pedras, buracos e outros obstáculos. Ela é ligada automaticamente nos modos de direção Areia, Lama e Rocha, em velocidades até 25 km/h. Pode ser habilitada também em outros modos, por um botão no painel, e conta com lavador de lente.

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Foto: Ford/Divulgação

O novo utilitário-esportivo tem capacidade de imersão de 600mm e isolamento contra entrada de água, útil também em situações de enchentes nas cidades. O seu módulo do controle de estabilidade inclui um sensor de inclinação lateral e longitudinal, que pode ser visualizado na opção off-road – uma das 11 telas disponíveis do painel de instrumentos.

Dupla embreagem

A tração traseira com dupla embreagem controla as rodas de forma independente, variando o torque, e também pode desconectar a tração 4×4 quando não é necessária, para economizar combustível. O Bronco também conta com bloqueio do diferencial traseiro.

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O Bronco é equipado com sete modos de gerenciamento de terreno do Bronco Sport – Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Areia, Rocha e Lama/Terra –, também conhecidos como G.O.A.T. Modes (“Goes Over Any Type of Terrain”). O sistema ajusta quatro sistemas do veículo: direção, controle eletrônico de estabilidade e tração, transmissão e resposta do motor.

Perfil quadrado

O estilo do Bronco Sport inclui perfil quadrado e faróis redondos, numa espécie de releitura moderna e tecnológica do clássico dos anos 60. A frente alta exibe um elemento gráfico escurecido que contorna todo o conjunto de faróis e grade. Dentro dele, a assinatura de luz redonda se conecta com uma barra iluminada e o nome Bronco em destaque, em lugar do oval azul – uma característica dos carros ícones da marca.

Foto: Ford/Divulgação

O conjunto ótico dianteiro e traseiro usa tecnologia LED, com elementos geométricos buscam criar um visual marcante. Volumes esculpidos no capô, nas portas, nas caixas de rodas, na coluna C e na traseira buscam transmitir solidez e segurança.

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O teto em estilo safari aumenta a percepção de espaço interno na segunda fileira e também destaca a altura do Bronco Sport. As lanternas traseiras são verticais e posicionadas fora da tampa do porta-malas.

Easter Eggs

Nos faróis, lanternas e outras partes do carro, como o vidro traseiro e o bocal de abastecimento, encontram-se os “Easter Eggs”, grafismos com referências históricas e funcionais do veículo.

Foto: Ford/Divulgação

A carroceria em dois tons – com teto, colunas, para-choques e molduras laterais em preto – busca realçar a elegância e funcionalidade. São nove opções de cores: Laranja Delhi, Vermelho Zadar, Marrom Dubai, Branco Ártico, Prata Orvalho, Cinza Torres, Azul Malacara, Azul Lyse e Preto Astúrias.

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O interior do Bronco Sport tem acabamento em dois tons, preto e marrom, e materiais de textura diferenciada. As áreas funcionais são destacadas por formas geométricas e verticais pronunciadas em relação ao painel. Os bancos têm formas esculpidas, revestimento em couro e camurça na parte superior, de toque aveludado, e sistema de aquecimento.

Gerenciamento de carga

No porta-malas do novo SUV cabem 580 litros, ou 1.472 litros com o banco traseiro rebatido (padrão VDA). O sistema de gerenciamento de carga possibilita montar uma prateleira completa ou parcial, uma divisória e até uma mesa, e conta ainda com alças e ganchos para fixação de objetos e equipamentos.

Foto: Ford/Divulgação

O porta-malas tem acesso pelo vidro traseiro, com abertura independente, que busca facilitar o manuseio de bagagens. A tampa do porta-malas tem sistema de iluminação externa, que é útil para atividades à noite ao ar livre, e alças que servem para segurar uma mochila ou tenda.

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Nas tomadas de 110 V e 12 V, é possível conectar equipamentos como câmeras, drones ou cooler. O assoalho emborrachado de polipropileno visa facilitar a limpeza depois das trilhas ou passeios com pets.

Tenda lateral

A lista de acessórios inclui engate para reboque, tenda lateral retrátil, barras de teto transversais, suporte para bicicletas, rede organizadora do porta-malas, travas de segurança, friso lateral, alargadores do para-lama, protetor de para-choque, calhas de chuva e adesivos laterais e de capô.

Foto: Ford/Divulgação

O Bronco é equipado com um modem embarcado e o aplicativo FordPass, que possibilitar, por acesso remoto pelo celular, travar e destravar portas, dar partida e ligar o ar-condicionado, checar o odômetro, a autonomia e a pressão dos pneus, receber alertas de acionamento do alarme e de funcionamento do veículo e saber a sua localização.

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O novo SUV vem também com quatro portas USB, incluindo duas do tipo C, e carregador de celular por indução. A central multimídia SYNC 3 tem tela sensível ao toque de 8 polegadas com comando de voz para telefone, ar-condicionado, áudio, navegação, Apple CarPlay e Android Auto. O sistema de áudio é da Bang & Olufsen e tem 1.000W de potência, dez alto-falantes e subwoofer, proporciona uma experiência de som envolvente.

Nove airbags

O pacote de segurança inclui nove airbags, sistemas de radar e câmeras e tecnologias semiautônomas (assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, controle automático de velocidade adaptativo com Stop & Go, alerta de ponto cego, sistema de alerta e centralização na faixa, assistente de manobras evasivas, farol alto automático, câmera traseira de visão 180° e reconhecimento de placas de velocidade). O novo SUV dispõe também de sistema de alerta de fadiga, que monitora o comportamento do motorista por meio de sensores e recomenda uma parada para descanso ao detectar sinais de desatenção.

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Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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