Formação gratuita: Cemig abre inscrições para programa Jovem Aprendiz

Jovem Aprendiz Cemig
Curso é de Aprendizagem Industrial de Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica (Cemig/Divulgação)

Uma oportunidade para os jovens em busca de uma formação e prestes a entrar no mercado de trabalho foi anunciada pela Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) nesta segunda-feira (10): a instituição abriu as inscrições para o processo seletivo do programa Jovem Aprendiz, em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Sindicato das Indústrias de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias no Estado de Minas Gerais (Sindimig).

O programa visa a formação de mão de obra especializada para o setor de energia do estado, e o curso oferecido é de Aprendizagem Industrial de Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica. A formação gratuita tem duração de aproximadamente 12 meses e é realizada por meio de duas turmas, sendo uma na parte da manhã e outra na parte da tarde. São mais de 100 vagas, distribuídas entre os municípios de Belo Horizonte, Uberlândia, Pará de Minas e Montes Claros. 

As aulas do programa Jovem Aprendiz serão ministradas pelo SENAI, e toda a parte didática e de equipamentos – como a matriz de treinamento e os materiais disponibilizados para prática dos alunos, como uniformes, EPI’s, EPC’s, cabos, peças etc.  – é fornecida pela Cemig, por meio de sua universidade corporativa, a UniverCemig. 

As aulas terão início no segundo semestre deste ano. Mais informações sobre o processo seletivo – como pré-requisitos, documentação necessária e link para inscrição – podem ser encontradas no edital, neste link.

Benefícios 

De acordo com o gerente de Provimento e Desenvolvimento de Pessoas da Cemig, Rômulo Provetti, o programa Jovem Aprendiz tem forte cunho social, com foco no primeiro emprego. “A iniciativa é uma ação de responsabilidade social que vai ao encontro dos valores da Cemig de transformar vidas, oportunizar empregos e movimentar a economia por meio da energia. Ao concluir o curso, os aprendizes ainda podem ser contratados por empresas que prestam serviço para a Cemig”, explica.  

“Enquanto participam do curso, os aprendizes têm contrato especial de trabalho com carteira assinada pela Cemig e recebem uniforme, bolsa no valor de meio salário mínimo, ticket refeição e vale transporte, além de terem o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) recolhido”, completa o gerente.  

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão
Sofia Leãosofia.leao@bhaz.com.br

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco na editoria de Esportes no BHAZ.

OLHO NA DICA PARA ECONOMIZAR

Na sede do BHAZ, economizamos todos os meses na conta de energia por meio de uma operação regulamentada pela ANEEL e ainda desconhecida por muitos consumidores. E o melhor: não tivemos nenhum custo extra para ter acesso a esse desconto. Por isso, damos esta dica para quem mora em qualquer cidade de Minas Gerais.

Sua conta de luz pode ficar até 15% mais barata com a Metha Energia. Faça agora seu cadastro, é 100% DIGITAL e GRATUITO. Clique no botão abaixo e simule direto seu desconto mensal. Caso queira saber mais sobre a tecnologia, leia este conteúdo que explica em detalhes a operação.

Comentários