Sem trégua! Frio intenso continua e Defesa Civil alerta para manhãs geladas em BH nesta semana

frio em bh
A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu hoje um novo alerta de baixa temperatura (Amanda Dias/BHAZ)

Os belo-horizontinos que quiserem se ver livres do “friozinho” de manhã terão que segurar as pontas ao menos por mais sete dias. É que a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu hoje (2) um alerta de baixas temperaturas devido à atuação de uma massa de ar frio. Com isso, nas primeiras horas da manhã, os termômetros na capital devem registrar temperaturas em torno de 12°C até a próxima segunda-feira (9).

Na sexta-feira (30), BH teve o dia mais frio do ano, com os termômetros marcando 7,2ºC na estação da Pampulha, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Já na estação do Cercadinho, que está em um lugar mais alto do que o resto da cidade, a temperatura chegou a 6,3ºC e a sensação térmica foi de 3ºC (veja aqui).

Para enfrentar o frio, a Defesa Civil recomenda uma série de cuidados, como: hidratar-se regularmente, evitar banho com água quente para prevenir o ressecamento da pele e realizar atividades físicas utilizando agasalhos.

Baixa umidade também preocupa

Além das baixas temperaturas, o órgão também alerta que a massa de ar frio e seco que chegou à cidade vai deixar a umidade em torno de 30% até esta sexta-feira (6). Pelos padrões da OMS (Organização Mundial de Saúde), o índice ideal é de 60% (veja aqui).

Com a baixa umidade do ar, é comum que algumas pessoas tenham indisposição, dores de cabeça, sangramento de nariz e outras complicações, como o agravamento de casos de asma, rinites e sinusites. Confira dicas da Defesa Civil para lidar com o tempo seco:

  • Hidrate-se durante o dia;⠀
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;⠀
  • Evite frituras;⠀
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;⠀
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;⠀
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;⠀
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;⠀
  • Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).
Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!