Funcionários da RedeTV! entram em greve e exigem aumento salarial; emissora critica paralisação

Greve na RedeTV!
Assembleia determinou que colaboradores paralisassem as atividades por tempo indeterminado (Reprodução/Notícias da TV)

Funcionários da RedeTV! entraram em greve na madrugada desta terça-feira (31), depois que o Sindicato dos Radialistas e a emissora não entraram em acordo para determinar um reajuste salarial. Em assembleia realizada na tarde de ontem (30), foi determinado que os colaboradores paralisassem as atividades por tempo indeterminado.

De acordo com o portal TV Pop, os executivos da RedeTV! chegaram a propor um aumento de 3,8% para todas as categorias, mas a proposta foi recusada, já que os trabalhadores afirmaram que os seus salários já estão defasados em 18,72%. A greve também tem apoio Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo, que teria orientado seus filiados a não trabalharem a partir de hoje.

De acordo com o colunista Ricardo Feltrin, do UOL, a greve envolve câmeras, operadores de vídeo, produtores, editores de imagem, advogados, trabalhadores de recursos humanos, secretários, secretárias, copeiras, faxineiras, seguranças e até professores de educação física da emissora.

Ainda na madrugada desta terça-feira, os funcionários se reuniram na porta da sede da RedeTV!, em São Paulo, para simbolizar o início da greve. Os colaboradores levaram cartazes e faixas representando as reivindicações da categoria, além de buscar convencer aqueles que não haviam aderido a participar da paralisação.

‘Argumentação desvinculada da realidade’

Por meio de nota, a RedeTV! lamentou a greve e declarou que o movimento prejudica o trabalho dos colaboradores que resolveram não aderir à paralisação. A emissora ainda afirma que a argumentação do Sindicato dos Radialistas é “desvinculada da realidade”.

“A RedeTV! lamenta que o sindicato tenha realizado assembleia na qual não estava presente a maioria de seus milhares de colaboradores para decretar o estado de greve. Isso prejudica o trabalho dos demais colaboradores que não concordam ou apoiam tal movimento”, diz o comunicado da emissora.

“A argumentação apresentada pelo sindicato é totalmente desvinculada da realidade, sabendo que o setor de comunicação foi um dos mais gravemente afetados pela pandemia Covid-19 e que a RedeTV!, ao contrário de outras empresas do meio, que notoriamente praticaram grandes cortes de folha de pagamento durante o período, não o fez. A RedeTV! seguirá desempenhando as suas funções com os colaboradores que refutam tal movimento”, finaliza.

Marcelo de Carvalho critica greve

No Twitter, Marcelo de Carvalho, dono da RedeTV! ao lado de Almicare Dallevo Júnior, se manifestou contra a greve e considerou a situação “lamentável”. “Punhado de sindicalistas dizendo representar nossos milhares de funcionários declara estado de greve. Como todos sabem, emissoras demitiram até artistas ícones nacionais na pandemia. Ao contrário, a RedeTV não demitiu ninguém, contratou”, escreveu.

“Mesmo nesse período que impactou fortemente o setor, estreamos muitos programas e formatos novos. Todos os funcionários estão com seus salários absolutamente em dia, evidenciado pelo fato que isso, nem o ‘sindicato’ conseguiu criticar. Seguiremos produzindo, e provendo segurança para a imensa maioria dos colaboradores que seguem trabalhando,produzindo conteúdo, informação, entretenimento”, completou o empresário.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!