Fungo preto: Doença associada à Covid tem mais um caso suspeito no Brasil

pessoas andando na rua
No Brasil, este é o terceiro caso suspeito desde a última semana (Amanda Dias/BHAZ)

Um novo caso suspeito de fungo preto foi identificado no Mato Grosso do Sul. A Secretaria de Saúde do estado informou que um paciente de 71 anos, com diabetes e hipertensão, testou positivo para Covid-19 e está com suspeita de mucormicose no olho esquerdo.

A mucormicose, chamada também de fungo preto, ganhou destaque nos últimos dias pelo surto que já contabilizou mais de 9 mil casos na Índia. A doença tem sido associada ao novo coronavírus no país asiático.

No Brasil, este é o terceiro caso suspeito desde a última semana. Os outros foram identificados em uma paciente diagnosticada com covid-19 em Santa Catarina e em um homem que morreu no estado do Amazonas.

De acordo com especialistas, a doença pode ser fatal em 50% dos casos e geralmente é preciso passar por cirurgia para retirar a parte afetada pelo microrganismo.

Segundo o médico Marcus Guerra, diretor-presidente da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, do Amazonas, trata-se de um fungo raro, que acomete pacientes com doenças preexistentes ou que fazem uso de medicamentos que baixam a imunidade.

Para especialista, ainda não há motivo de alarde

Apesar de o fungo poder se aproveitar da covid-19 para se desenvolver, Marcus Guerra considera baixa a possibilidade de um surto da doença no Brasil, como está ocorrendo na Índia.

Para evitar contrair o chamado fungo preto, é recomendável higienizar bem os alimentos e usar sempre luvas e máscaras na hora de limpar ambientes úmidos.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!