Rede Globo afasta William Waack do Jornal da Globo por comentários racistas

Jornalista, de 65 anos, era o âncora do Jornal da Globo

O jornalista William Waack, de 65 anos, foi afastado do Jornal da Globo agora à noite, depois que comentários seus de caráter racista vazaram na internet hoje, causando grande repercussão entre internautas. Em nota, a direção da Rede Globo afirma que é contra qualquer tipo de racismo e que nenhuma circunstância pode servir de atenuante para o fato. Veja a íntegra da nota da emissora:

“A Globo é visceralmente contra o racismo em todas as suas formas e manifestações. Nenhuma circunstância pode servir de atenuante. Diante disso, a Globo está afastando o apresentador William Waack de suas funções em decorrência do vídeo que passou hoje a circular na internet, até que a situação esteja esclarecida.

Nele, minutos antes de ir ao ar num vivo durante a cobertura das eleições americanas do ano passado, alguém na rua dispara a buzina e, Waack, contrariado, faz comentários, ao que tudo indica, de cunho racista. Waack afirma não se lembrar do que disse, já que o áudio não tem clareza, mas pede sinceras desculpas àqueles que se sentiram ultrajados pela situação.

William Waack é um dos mais respeitados profissionais brasileiros, com um extenso currículo de serviços ao jornalismo. A Globo, a partir de amanhã, iniciará conversas com ele para decidir como se desenrolarão os próximos passos”.

Irritação com barulho

No vídeo que motivou a decisão da emissora, o jornalista aparece irritado com o barulho de uma buzina e dispara? “Tá buzinando por quê, seu merda do cacete? Não vou nem falar, porque eu sei quem é… é preto. É coisa de preto!” Em seguida às palavras racistas, ele ri junto ao comentarista que está ao lado dele nas imagens. Ele não percebe que está sendo gravado. No vídeo, que você pode assistir abaixo, Waack está em frente a Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos, em Washington. A data do vídeo é desconhecida.

No início da noite desta quarta-feira (8), a hashtag #WilliamWaack já ocupava o primeiro lugar no Trending Topics Nacional do Twitter como o assunto mais comentado. O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) rechaçou a atitude do apresentador escrevendo: “Levando em conta a linha editorial do jornal do qual William Waack é âncora — e todas as suas posições classistas, seu desapreço à democracia e sua desonestidade intelectual na abordagem da corrupção —, não me espanta que ele possa praticar racismo por debaixo dos panos”.

O usuário do twitter @diego_webber agradeceu a quem vazou o vídeo escrevendo: “Quem trabalha na Globo e decidiu vazar esse vídeo do William Waack tem nossa eterna gratidão”; @delucca postou “Wlliam Waack flagrado sendo racista. Sinceramente, vocês esperam alguma coisa de positivo desse sujeito?”

Em diversos posts os internautas perguntam como será a relação dele com outros colegas negros do jornalismo global com quem ele trabalha, como a apresentadora Maju Coutinho, vítima de racismo em 2015. Na época, a TV Globo chegou a lançar a campanha @somostodosmaju. Ou então como será que ele vai conversar com o jornalista Heraldo Pereira que faz entradas ao vivo de Brasília no jornal ancorado por ele. “William Waack trabalha com o respeitado Heraldo Pereira q é negro, agora quero ver com q cara ele vai boa noite a ele”, postou @Hedriell_Felipe.

Waack trabalha na Globo desde 1996. Além de apresentar o Jornal da Globo, ele também comanda o programa Painel, na Globo News. Até o momento a Rede Globo não se pronunciou sobre o caso.

Atualizado às 23h19 para acrescentar nota da Rede Globo

Jefferson Lorentz

Jeff Lorentz é jornalista e trabalhou como repórter de pautas especiais para o portal Bhaz.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!