Globo é intimada a entregar vídeo ‘secreto’ do BBB 17 durante processo

Marcos Harter e Emilly Araujo
Médico alega que a emissora não forneceu todos os vídeos do confessionário (Fábio Rocha/TV Globo)

Durante processo movido pelo médico e ex-BBB Marcos Harter no início do ano, a Rede Globo foi intimada judicialmente a entregar vídeos e fotos gravados no confessionário da edição de 2017 do reality show. Os arquivos pedidos pela Justiça são referentes aos dias 9 e 10 de abril de 2017, quando o participante foi expulso do BBB, três dias antes da final do reality.

De acordo com o portal Notícias da TV, no processo, Marcos Harter provou que Emilly Araújo, com quem ele se relacionava no programa, foi chamada ao confessionário três vezes no período. Apesar disso, a Globo só entregou dois vídeos à Justiça. A participante, que acabou vencendo o reality, foi chamada ao confessionário porque a produção suspeitava de um comportamento abusivo por parte do médico.

Em agosto, vazou nas redes sociais um vídeo que mostra Emilly relatando a um médico e a uma advogada as agressões sofridas por Marcos Harter (relembre aqui). Os dois haviam sido chamados ao confessionário no dia anterior, por causa de uma briga em que o ex-brother a encurralou contra a parede. No vídeo, que tem quase 10 minutos, a sister aparece mostrando uma marca de agressão.

O médico está processando a emissora por danos morais, afirmando que sua imagem foi prejudicada por causa da expulsão. Ele pede indenização de R$ 750 mil. A defesa alega que esperou quase três anos para processar a Globo para comprovar que Emilly não tinha a intenção de denunciá-lo por agressão.

Intimação

A juíza Ana Lúcia Xavier Goldman, da 28ª Vara Cível do TJSP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), ordenou a Globo a entregar as imagens no dia 20 de novembro. “Ciência à ré, que deverá esclarecer, objetivamente, se realmente a participante Emilly ingressou no ‘confessionário’ três vezes no dia 10/04/2017, caso em que deverá trazer as respectivas mídias de gravação, à luz dos princípios da boa-fé, lealdade processual e cooperação, não sendo crível que tenha arquivado apenas parte das conversas. Prazo: 15 dias”, determinou.

Ainda segundo o portal, até o momento, a emissora não respondeu a ordenação. Já é a quarta vez que a Globo é intimada a apresentar todo o material solicitado pela defesa do ex-BBB. No dia 5 de novembro, a emissora enviou um documento em que afirma ter entregado todo o conteúdo do acervo captado nas datas.

A defesa também argumentou que os fatos apontados por Marcos Harter ocorreram há mais de três anos e as leis do Código Brasileiro de Telecomunicações não obrigam nenhuma emissora a preservar o material bruto dos conteúdos.

Expulsão

No mesmo dia em que a conversa exposta no vídeo vazado aconteceu, algumas horas depois, o médico Marcos Harter foi expulso do reality show. Ele foi indiciado pela Polícia Civil por lesão corporal contra Emilly, após os policiais civis do Rio de Janeiro irem até os Estúdios Globo para apurar a situação.

Na briga que aconteceu no dia anterior à conversa, Harter gritou com a participante, apontou e encostou o dedo em seu rosto. “Você tem que ficar comigo independente de quem eu ache que tem que ganhar”, falou o médico no momento da confusão. Durante a briga, Emilly reclamou de dores nos pulsos.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!