Greta Thunberg ironiza e dá o troco em Trump: ‘Calma, Donald’

Greta Thunberg e Donald Trump
Adolescente reproduziu um comentário feito pelo presidente contra ela (Reprodução/@gretathunberg/Instagram + Reprodução/@realdonaldtrump/Instagram)

A rivalidade entre uma ativista adolescente e o presidente dos Estados Unidos é um enredo inusitado que acaba de ganhar mais um episódio. Greta Thunberg, de 17 anos, não perdeu a oportunidade de debochar de Trump, quando ele se revoltou com a contagem de votos na eleição presidencial.

O atual presidente dos EUA começou uma campanha para parar a contagem de votos no país, quando a apuração apontava para sua derrota. Irritado, Trump postou uma mensagem no Twitter. “Parem a contagem!”, publicou.

Greta logo ironizou a reação do presidente: “Tão ridículo. Donald tem que trabalhar em seu problema de controle da raiva e assistir a um bom filme antigo com um amigo. Calma, Donald, calma!”.

O comentário da ativista é uma referência a uma mensagem postada por Trump, em 2019, quando a adolescente ganhou prêmio de “Personalidade do Ano” da revista estadunidense Time. “Tão ridículo. Greta tem que trabalhar em seu problema de controle da raiva e assistir a um bom filme antigo com um amigo. Calma, Greta, calma!”, escreveu o político, na ocasião.

Greta Thunberg sob ataque

Aos 17 anos, Greta Thunberg tem sido uma das principais expoentes da defesa do meio ambiente. No Encontro das Nações Unidas de 2019, ela fez um discurso emocionado e chamou os líderes mundiais à responsabilidade com a preservação ambiental. O investimento da jovem na causa, mesmo sendo uma adolescente, chama a atenção.


Além de Trump, brasileiros também já atacaram Greta. Um jornalista do Rio Grande do Norte chegou falar que a adolescente era “histérica” e que “precisa de um homem” e o deputado federal Eduardo Bolsonaro publicou foto falsa para atacá-la. O presidente Jair Bolsonaro também já se referiu à ativista como “pirralha” e minimizou suas causas.

O ataque do presidente brasileiro veio após Greta chamar a atenção para problemas no país relacionados ao desmatamento ilegal e assassinato de indígenas. Na ocasião, a adolescente também usou do deboche para responder e mudou sua descrição no Twitter para “pirralha”.

‘Stop the count’

Três grandes e importantes emissoras de televisão dos Estados Unidos, CBS, ABC e NBC, interromperam a transmissão do discurso do presidente Donald Trump na noite dessa quinta-feira (5). Um dos jornalistas explicou que o corte foi em razão das várias notícias falsas pronunciadas por Trump que acusou fraude nas eleições sem apresentar evidências.

Ao longo do dia de ontem, Trump se manifestou várias vezes sobre a contagem de votos nas eleições presidenciais nos EUA, uma delas foi a “ordem” expressa no Twitter: “STOP THE COUNT”, que significa “PARE A CONTAGEM”. A fala foi dita por ele não concordar com o resultado de derrota em alguns estados do país americano.

O ataque de Donald Trump à segurança dos votos impressos vem repercutindo mundo afora. Durante a cobertura das eleições, o âncora da CNN Anderson Cooper comparou o presidente dos EUA a uma “tartaruga obesa” e julgou o comportamento de Trump como “patético”.

Ele ainda completa dizendo que o presidente não apresenta nenhuma prova sobre as fraudes. “Nunca vimos nada parecido vindo de um presidente”, comentou Cooper. “É triste e verdadeiramente patético, e claro que é perigoso e que ele vai ao tribunal. Mas vocês notaram que ele não apresentou prova alguma. Nada”, finalizou o apresentador.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!