25ª edição do FestCurtasBH começa nesta quarta e traz atividades para as crianças

Programação vai além de exibições de filmes (Divulgação/Maria do Céu Diel)

O Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (FestCurtasBH) chega à sua 25ª edição em 2023. Vigoroso, o festival celebra o marco de maior número de filmes inscritos da sua história, com produções nacionais e internacionais a partir desta quarta-feira (11).

Realizado pela Fundação Clóvis Salgado (FCS), o FestCurtasBH promove, desde 1994, uma reflexão sobre a história do cinema, com particular interesse à experimentação de filmes contemporâneos. Em 2023, o evento atingiu a marca de 3.031 obras inscritas, que passaram pela curadoria de um grupo de críticos brasileiros.

Ao todo, 142 filmes foram selecionados e serão exibidos pelo Festival, ao longo de 30 programas. Entre mostras competitivas, paralelas e especiais, a edição reunirá trabalhos de diversos estados brasileiros e dos quatro cantos do mundo. A lista completa dos filmes que serão exibidos pode ser conferida no site da FCS.

“Partida de Vôlei à Sombra do Vulcão” é um dos trabalhos selecionados para o Festival (Divulgação/FCS)

Além dos filmes

A programação do FestCurtasBH tem início nesta quarta-feira. Além de filmes e sessões comentadas, o Palácio das Artes receberá mesas-redondas, exposições e oficinas alinhadas aos 142 filmes da mostra.

Até o dia 22 de outubro, o Festival tomará o Cine Humberto Mauro, a Sala Juvenal Dias, o Espaço Mari’Stella Tristão e a Galeria Aberta Amilcar de Castro, todos no Palácio das Artes. Além disso, filmes entrarão em exibição online pela plataforma do Cine Humberto Mauro. O acesso às atividades será gratuito.

Dia do Pequeno Artista

Por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), a FCS promoverá, na programação de FestCurtasBH, o Dia do Pequeno Artista. Nesta quinta-feira (12), o evento reunirá apresentações artísticas, exibições e atividades formativas voltadas para a criançada.

Batizada FestCurtinhas, a iniciativa de sessões com filmes voltados especialmente para os pequenos tem por objetivo acolher pais e filhos no Palácio das Artes, além de casar perfeitamente com as celebrações de 12 de outubro.

Confira a programação completa do Dia do Pequeno Artista, da FCS clicando aqui.

Programação reúne obras voltadas para o público infantil, como “A Lenda do Chico Rei” (Divulgação/FCS)

Então anota aí

Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte
Local: Palácio das Artes
Data: entre 11 e 22 de outubro
Entrada franca

Edição: Lucas Negrisoli
Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!