Belo Horizonte receberá o 22º Festival Mundial de Circo neste mês. Essa edição marca o retorno da “Cidade do Circo”, montada na Funarte-MG e inspirada no universo circense, para receber grupos e artistas do Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia.
Serão 25 apresentações com a proposta de mostrar ao público a diversidade da produção circense contemporânea brasileira e Latino-Americanas. Além da Funarte, as atividades também vão ocupar o teatro do Galpão Cine Horto e as ruas e praças dos bairros Regina, Cidade Nova e Vila Acaba Mundo.
Entre as atrações está o “Espetáculo de Variedades” que acontece desde 2006 com apresentações de números curtos de artistas nacionais e internacionais. Os espetáculos percorrem diversas técnicas circenses, como o malabarismo, trapézio, equilibrismo, contorcionismo, ilusionismo, palhaçaria entre outras.
Esse ano o evento conta com uma novidade: o grupo belo-horizontino Favelinha Dance irá compor o espetáculo com dança urbana.
Toda programação que acontece em ruas e praças de Belo Horizonte e na Funarte é gratuita. Já para os espetáculos que ocorrem dentro dos galpões da Funarte, serão distribuídas senhas sempre 1 hora antes do início. No Galpão Cine Horto os ingressos custam R$ 20 meia-entrada e R$ 40 a inteira. A programação completa e outras informações estão disponíveis no site do evento.
O “Picadeiro Aberto”, tradição no meio circense que convida artistas e grupos a subirem no picadeiro e apresentarem seus trabalhos, também está na programação. Organizada pela Casa Circo Gamarra, essa edição traz os grupos mineiros Circo Verde, Minha Companhia, Cia. Circunstância, Circo do Sufoco, Circo Lar, Mulambo e Risoto, Coletivo Ilusório e Duo Binne My Circo.
Outro destaque é o “Fiotim – O Museu em Movimento”. O espaço é um Art-Truck com visual de circo, composto por um trailer que abriga uma galeria de arte e se desdobra num cenário lúdico e num parque de esculturas interativas. No interior do trailer-galeria estão expostas 40 obras inspiradas nas obras monumentais expostas no Inhotim.
Já o parque de esculturas é composto por obras interativas, chamadas de “Objetos Estéticos Relacionais”, que por sua vez proporcionam ao público uma interação alegre e festiva com a arte.
Anota aí
Data: 4 a 9 de junho
Galpão Cine Horto: Rua Pitangui, 3613, Horto
Centro Cultural Lindeia Regina: Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445, Regina
Vila Acaba Mundo: Saída do Beco da Igreja até a Praça Carioca
Parque Marcos Mazzoni: Rua Deputado Bernardino Sena Figueiredo, 1.022 – Cidade Nova