O mês de novembro oferece diversos eventos que relembram e homenageiam as lutas da população negra, em razão do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Pensando nisso, o Rolê BHAZ separou as atividades que serão realizadas em Belo Horizonte e Região Metropolitana nos próximos dias. Tem eventos culturais, políticos, artísticos, exposições, teatro, mostra de cinema e muito mais. Ficou interessado? Então, se agenda aí!
Eventos do ‘Novembro Negro’
Laços da Ancestralidade
Reforçar e difundir a cultura dos povos afro periféricos em Belo Horizonte: esse é o objetivo do Festival Laços da Ancestralidade, que será realizado nos dias 16 e 17 de novembro, no Mercado da Lagoinha, com a participação de moradores da região, representantes da cultura e de religiões de matizes africanas de Minas e dos povos originários do estado.
Em sua terceira edição, o projeto tem como objetivo promover narrativas, viveres e saberes imateriais e culturais dos povos afroperiféricos. Assim, a programação oferece atrações como shows, gastronomia, palestras, Feira Kinanga, atividades infantis, atos simbólicos de consagração à árvore sagrada e ancestral, entre outros.
Shows como ‘Clara Viva – Aline Calixto canta Clara Nunes’, Sérgio Pererê, Bloco Orisamba, entre outros, fazem parte do evento. Confira a programação completa no perfil oficial do evento no Instagram.
Laços da Ancestralidade
Local: Mercado da Lagoinha
Data: 16 e 17 de novembro
Horário: das 14 às 18 no sábado | das 9h às 18 no domingo
Programação: @lacosdaancestralidade
Final do Duelo de MCs
Neste fim de semana, o Viaduto Santa Tereza, no hipercentro de Belo Horizonte, recebe o maior encontro de Hip Hop do ano: a final nacional do Duelo de MCs. No sábado (16), tem exposição, bate-papo, troca de ideia com os/as MCs finalistas e baile no 2blackbeer. Já no domingo (17), a festa rola no palco sagrado do Viaduto e o clima vai esquentar na disputa do título.
Confira a programação completa abaixo.
Final do Duelo de MCs
Local: Viaduto Santa Tereza
Novembro Negro na UFMG
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), durante todo o mês, vai realizar a 7ª edição do Novembro Negro, com o tema ‘A luta antirracista na UFMG’. O intuito é destacar os avanços e pautar as dificuldades enfrentadas no espaço acadêmico no enfrentamento ao racismo em suas diferentes manifestações (estrutural, institucional, epistemológico, dentre outras).
Ao todo, serão mais de 120 atividades gratuitas e abertas ao público. Mais detalhes da programação podem ser conferidas no site do evento.
7ª edição do Novembro Negro da UFMG
Data: até 30 de novembro
@novembronegroufmg
Festival de Arte Negra de Nova Lima
A 2ª edição do Festival de Arte Negra de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, acontece até o dia 20 de novembro. Com o tema ‘Nossas Raízes’, o evento vai oferecer uma série de atrações que vai movimentar a cidade e celebrar a arte de raízes africanas.
As atividades irão contar com artistas locais, convidados de renome nacional, feiras de afroempreendedorismo, além da gastronomia afro-brasileira, rodas de conversas e shows. Mais informações sobre o festival podem ser conferidas aqui.
Festival de Arte Negra de Nova Lima
Data: até 20 de novembro
@culturanovalima
Festival IMuNe
Sandra de Sá, Leci Brandão e outras entidades da música brasileira desembarcam em Belo Horizonte neste mês para a sexta edição do Festival IMuNe — Instante da Música Negra. O evento, que valoriza as culturas negra, periférica e LGBTQIAPN+, acontece entre 13 e 16 de novembro, em três espaços culturais da capital mineira, com programação parcialmente gratuita.
Em 2024, o IMuNe vem norteado pela coletividade como solução de problemas sociais cada vez mais emergentes. Por isso, institui-se como tema a “Solidariedade na Música como estratégia para adiar o fim do mundo”. A escolha faz jus à curadoria do festival, que mescla veteranos e jovens artistas, além de contar com palestras, oficinas e rodadas de negócios com foco no mercado musical e sustentabilidade. Mais informações podem ser conferidas na matéria completa.
Festival IMuNe
Data: de 13 a 16 de outubro
Ingressos no Sympla.
Os ingressos para as apresentações musicais estão à venda pelo Sympla por valores a partir de R$ 10. Já a programação voltada ao mercado da música, com debates, palestras e rodadas de negócio, é toda gratuita e com acessibilidade em Libras. Outras informações estão disponíveis no Instagram do IMuNe: @coletivoimune.
Exposição ‘Espiral-Ar’
A exposição ‘Espiral-Ar’, do artista visual Fernando Costaa, será inaugurada nesta sexta-feira (8), às 19h. A mostra reúne gravuras, pinturas e objetos que se conectam com a cosmovisão africana, em que o artista investiga sua identidade numa perspectiva individual, coletiva e cósmica.
A exposição também conta com trabalhos que apresentam uma visão crítica da condição em que corpos negros estão sujeitos, uma realidade estruturalmente racista, buscando na cosmovisão africana uma reconexão. A mostra segue em cartaz até o dia 8 de dezembro.
Exposição ‘Espiral-Ar’
Local: Centro Cultural UFMG | Av. Santos Dumont, 174 – Centro, BH
Data: de 8 de novembro a 8 de dezembro
ufmg.br/centrocultural
Urban Afro Jazz
Entre os dias 19 e 21 de novembro, BH será palco do Urban Afro Jazz, um festival que, além de shows, colocará o gênero criado pelo povo preto para discussão e entendimento. O evento vai acontecer na Autêntica, no bairro Santa Efigênia, na região Leste da capital mineira.
Entre as atrações artística estão Alaíde Costa, Aláfia, Leonardo Brasilino, Maíra de Freitas, Glaw Nader e o grupo americano de soul-jazz Delvon Lamar Organ Trio. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla.
Urban Afro Jazz
Local: Autêntica | R. Álvares Maciel, 312 – Santa Efigênia, BH
Data: 19 a 21 de novembro
Horário: às 20h
Ingressos: R$ 50 | Sympla
@urbanafrojazz
Casa Pai Jacob do Oriente
Nos dias 16 e 17 de novembro, a Casa Pai Jacob do Oriente, no bairro Lagoinha, na região Leste, vai preparar uma programação especial em celebração a cultura brasileira. Entre as atrações estão os músicos Sérgio Pereré e Aline Calixto, o grupo Samba Nossa Roda e Afoxé Ilê Odara, os blocos Leão da Lagoinha e Orisamba.
O evento também vai contar com rodas de conversa, feira afroempreendedora, brincadeiras infantis, distribuição de mudas e um delicioso café da manhã. A festa é gratuita e não é necessária a retirada de ingressos. Mais informações podem ser conferidas no perfil do Instagram da Casa Pai Jacob do Oriente.
Casa Pai Jacob do Oriente
Local: Casa Pai Jacob do Oriente | R. Fagundes Varela, 99
Data: 16 e 17 de novembro
Horário: sábado, das 14 às 20, domingo, das 9h às 20h
Entrada gratuita
@casapaijacobdooriente