CCBB-BH celebra 10 anos de história na capital mineira com programação cultural; confira

ccbb bh
CCBB BH é um dos principais pontos culturais da capital mineira (Amanda Dias/BHAZ)

O CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) de Belo Horizonte vai comemorar 10 anos de história na capital mineira com ações e uma programação especial. O público poderá aproveitar estreias musicais, teatro, exposição, palestra, oficinas e atrações do CCBB Educativo.

Inaugurado em 27 de agosto de 2013, o CCBB marca o dia a dia dos belo-horizontinos e visitantes da cidade que são apaixonados por cultura. Desde sua abertura, o espaço tem se comprometido em oferecer uma programação cultural contínua, plural e acessível para todos os públicos.

Com tanto tempo de história em BH, o CCBB atingiu a marca de 7 milhões de visitantes e já apareceu na revista britânica “Te Art Newspaper” na lista de museus mais visitados do mundo. Ainda neste ano, o centro cultural inicia um novo ciclo, com a reformulação de seu eixo curatorial e novos projetos.

CCBB-BH 10 anos

A celebração dos 10 anos do espaço será pautada por memória, presente e futuro. Nas ações, o público será convidado a fazer uma imersão no passado. Ao mesmo tempo, na programação, o presente vai ser celebrado em diálogo com as diferentes formas de cultura. Fechando o ciclo, o CCBB promoverá uma atividade lúdica para estimular a reflexão sobre o futuro.

A partir desta quarta-feira (9), o público pode ver fotos antigas do prédio, da restauração e da reforma feita entre 2009 e 2013. Neste trajeto, os visitantes também têm acesso a uma sala com uma mostra de 60 cartazes de projetos que ocuparam o CCBB ao longos dos 10 anos.

Na sala do CCBB Educativo, estão disponíveis para consulta e pesquisa os catálogos das exposições. As ações são gratuitas e não precisa agendar, é só chegar! As atividades acontecerão até o dia 4 de setembro, durante o horário de funcionamento do CCBB-BH (quarta à segunda-feira, de 10h às 22h).

Futuro do CCBB-BH

E dá para refletir sobre o futuro em uma visita só, participando da atividade lúdica para crianças e adultos, preparada pelo CCBB Educativo. No Laboratório de Práticas Criativas, os visitantes poderão registrar em cartões como imaginam o CCBB no futuro. Depois, os registros serão depositados em uma maquete cenográfica do prédio.

A atividade acontecerá até o dia 26 de agosto, às quartas, quintas e sextas-feiras, das 12h às 14h, e das 16h às 18h; e aos sábados e domingos, das 12h às 13h e das 17h às 18h.

Já a programação que celebra o presente do CCBB-BH começa com o Festival Toca na Favela, que chegará ao centro cultural nesta quinta-feira (10). Haverá shows, dança, artes visuais, cinema, moda e gastronomia. O evento ocupará diversos espaços do prédio até o dia 20 de agosto.

Espetáculos, exposição e bate–papo com Walter Firmo

Depois, entre os dias 24 e 27 de agosto, o CCBB Educativo apresentará o espetáculo cênico musical “Nas Paredes da Memória”. A peça é um convite para testemunhar a genialidade de renomados artistas que já passaram pelo centro cultural. Os arte-educadores que atuaram nesses 10 anos no Educativo contarão essa história.

No dia 25 de agosto, a Cia. Luna Lunera estreia o espetáculo “Aquarela que eu (não) fui”. A companhia foi a responsável por inaugurar o Teatro I do CCBB BH com o espetáculo “Prazer”, lá em outubro de 2013, totalizando cerca de 10 mil espectadores.

Na data do aniversário do CCBB-BH, dia 27 de agosto, o centro cultural apresentará uma nova exposição, a “Studio Drift – Vida em Coisas”, dos holandeses Lonneke Gordjin e Ralph Nauta. As obras apresentam como a vida pode se manifestar em objetos criados pelo ser humano. A mostra ficará até o dia 6 de novembro.

Já no dia 30 de agosto será a vez do fotógrafo Walter Firmo bater um papo com o público sobre sua carreira e produção artística. A exposição “Walter Firmo: no verdo do silêncio a síntese do grito” segue em cartaz no CCBB-BH até o dia 18 de setembro.

ANOTA AÍ:

  • Ações comemorativas 10 Anos – Mostra de fotos e cartazes  

Local: 2º Andar – CCBB BH  
Período: 09/08 a 04/09 – Quarta à segunda-feira, das 10h às 22h  
Classificação Indicativa: Livre  
Entrada gratuita, sem necessidade de ingresso.  

  • Ações comemorativas 10 Anos – Mostra dos catálogos das exposições   

Local: Sala do Educativo – CCBB BH  
Período: 09/08 a 04/09 – Quarta à segunda-feira, das 10h às 22h  
Classificação Indicativa: Livre  
Entrada gratuita, sem necessidade de ingresso.  

  • Ações comemorativas 10 Anos – Laboratório de Práticas Criativas “Como você imagina o CCBB BH nos próximos 10 anos?”  

Local: Sala do Educativo – CCBB BH  
Data: 09/08 a 26/08 – Quarta, quinta e sexta-feira, das 12h às 14h e das 16h às 18h. Sábado e domingo, das 12h às 13h e das 17h às 18h.  
Classificação Indicativa: Livre  
Entrada gratuita, sem necessidade de ingresso.  

  • Festival Toca na Favela  

Data: 10/08 a 20/08   
Programação completa, duração e classificação indicativa em bb.com.br/cultura  

  • Ações comemorativas 10 Anos – Espetáculo cênico musical do Programa CCBB Educativo – Nas Paredes da Memória  

Local: Teatro II – CCBB BH  
Data: 24/08 a 27/08 – Quinta-feira a domingo, às 19h  
Duração: 40 minutos  
Classificação Indicativa: Livre  
Ingressos gratuitos, retirados pelo site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB  

  • Teatro – Cia. Luna Lunera – Aquela que eu (não) fui  

Local: Teatro I – CCBB BH  
Data: 25/08 a 25/09 – Sexta à segunda-feira, às 20h  
Duração: 105 minutos  
Classificação Indicativa: 14 anos  
Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia), adquiridos na bilheteria do CCBB ou em bb.com.br/cultura.  

  • Exposição Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito  

Local: Galerias do Térreo  
Data: até 18/09 – Quarta à segunda-feira, das 10h às 22h  
Classificação Indicativa: Livre  

Palestra com Walter Firmo:

Data: 30/08 (quarta-feira), às 19h, no Teatro I  
Ingressos gratuitos, retirados pelo site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB  

  • Exposição Studio Drift – Vida em Coisas  

Local: 3º andar e Pátio  
Data: 27/08 a 06/11 – Quarta à segunda-feira, das 10h às 22h  
Classificação Indicativa: Livre  
Ingressos gratuitos, retirados pelo site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB  

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!