A periferia de Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte, vai receber o “Festival Neves Encena”, com teatro, dança e circo gratuitos. O evento será entre os dias 17 e 25 de agosto e passará pelos bairros Vereda, Vila Esplanada, Metropolitano e Sevilha B, além de passar por Justinópolis, distrito da cidade.
O objetivo do projeto é ocupar a periferia com arte e promover o acesso dos moradores ao lazer, descentralizando as artes cênicas. O festival está em sua quarta edição e faz parte do projeto do Instituto Cultural Semifusa, entidade que visa proporcionar espaços de apresentações de rua, difundindo espetáculos e performances de grupos cênicos.
“O Neves Encena é um festival que produzimos com muito carinho, principalmente porque ele possibilita concretizar o que a gente acredita, que é a periferia tendo acesso a coisas que nos foram negadas. Este ano, que completamos 15 anos, estamos com atrações fantásticas e espero que todos gostem e aproveitem bastante”, declarou a produtora executiva do Semifusa, Maria Clara Ribeiro.
Veja a programação completa do evento:
17 de agosto, às 10h
- Espetáculo “A história da cidade onde a mata virou rio e a névoa virou santa com Cordel de Neves”: a história faz um passeio pelos caminhos que deram origem a Ribeirão das Neves, com personagens que fizeram parte dessa formação. O objetivo é oferecer ao público um novo olhar sobre o município;
- Cena teatral e circense “TOC – Transtorno Obsessivo Clownesco”: por meio da linguagem da palhaçaria, provoca a comicidade no público e questiona as relações que estabelecemos com o outro, perpassando pela competição e por violências mascaradas de brincadeiras.
Endereço: Instituto Origem | Rua José Paulo Soares, 35 – Vereda
22 de agosto, às 10h
- Teatro “Bem-vindo ao lugar sem nome”: em uma performance que mistura poesia, teatro e reflexão social, a obra explora as complexidades de pertencimento, identidade e injustiça racial. Por meio de diálogos provocativos e movimentos coreografados, o espetáculo questiona a própria existência e o propósito dentro de um ambiente sem fronteiras;
- Apresentação de dança “AGREG’ART”: performance de jazz funk que mistura técnicas do jazz com danças urbanas e suas vertentes. Trabalha, além do movimento, a expressividade, a presença e a autoestima.
Endereço: IFMG Neves | Rua Vera Lúcia de Oliveira Andrade, 800 – Vila Esplanada
23 de agosto, às 19h
- Peça “O Barbeiro com Chico Tavolaro”: o palhaço vareta está em busca de outra profissão e ficou sabendo que ser barbeiro dá muitos seguidores. Agora, ele é um profissional de barbearia, pelo menos é o que diz sua imaginação, e com muito entusiasmo, embarca nessa jornada repleta de trapalhadas.
Endereço: Cine Teatro Popular | Rua do Comércio, 225 – Tony, Justinópolis
24 de agosto
- Oficina de manipulação de bonecos: tem como objetivo o uso do boneco em encenações teatrais, com foco na técnica de manipulação direta. Os participantes terão a oportunidade de aprender, por meio de exercícios práticos, técnicas de manipulação de bonecos, explorando desde os movimentos básicos até as expressões que dão vida e emoção aos personagens.
Horário: 8h
Endereço: Casa Semifusa | Rua Cataguases, 73 – Sevilha B, Ribeirão das Neves
- Peça “1 2 3… Tente Outra Vez!”: o espetáculo de trio de palhaços se apresenta como uma obra de arte multifacetada, tecendo humor, simbolismo e crítica social em várias camadas. Por meio da alegria dos palhaços, o público é convidado a refletir sobre temas atuais relevantes, como a necessidade de cuidar do planeta e a importância da família e das relações humanas.
Horário: 19h
Endereço: Centro Cultural Di Quebrada | Rua Cenira Gurgel de Carvalho, 137 – São João de Deus, Justinópolis
25 de agosto, às 19h
- Espetáculo “Causos Enredados com Zilvan Lima”: neste monólogo, um vendedor de redes conta suas histórias, compartilhando sua relação com o mundo. Entre risadas e reflexões, ele guia o público entre poetas, amantes, lugares diversos, personagens fantasiosos, desigualdade social, amor, esperança e saudade.
Horário: 19h
Endereço: Casa Semifusa | Rua Cataguases, 73 – Sevilha B, Ribeirão das Neves
Anota aí:
Festival Neves Encena
Data: 17 a 25 de agosto
Local: Ribeirão das Neves, Minas Gerais
Entrada gratuita