‘Ainda Estou Aqui’ e Fernanda Torres são indicados ao Globo de Ouro

09/12/2024 às 11h07 - Atualizado em 09/12/2024 às 11h30
Ainda Estou Aqui
(Divulgação)

O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ foi indicado ao Globo de Ouro, prêmio considerado um ‘termômetro’ para o Oscar, na categoria Melhor Filme de Língua Não-Inglesa. O anúncio veio na manhã desta segunda-feira (9) em evento realizado pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood.

Além do longa-metragem, a atriz brasileira Fernanda Torres, que dá vida à Eunice Paiva em ‘Ainda Estou Aqui’, também concorre a uma estatueta. Ela figura entre as indicadas na categoria de Melhor Atriz de Filme de Drama.

‘Ainda Estou Aqui’ é o quarto filme de Walter Salles indicado a Melhor Filme de Língua Não-Inglesa no Globo de Ouro. Essa também é a oportunidade do diretor de esbanjar uma segunda vitória na premiação. Em 1999, quando a categoria ainda era chamada de Melhor Filme Estrangeiro, Salles ganhou o prêmio por ‘Central do Brasil’. Naquela época, Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, perdeu como Melhor Atriz.

A cerimônia de premiação do Globo de Ouro, que ocorrerá em 5 de janeiro de 2025, em Los Angeles, conta com 26 categorias e é um dos principais sinalizadores para o Oscar, previsto para março do ano que vem.

Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, ‘Ainda Estou Aqui’ narra a luta de Eunice Paiva para provar que o marido, Rubens Paiva (Selton Mello), foi preso, torturado e morto após ser levado por militares da Aeronáutica de sua casa, no Rio, em 1971. Paiva foi deputado cassado e exilado na ditadura militar brasileira.

Mãe de cinco, Eunice também chegou a ser presa e se tornou símbolo na luta pelos direitos humanos dos desaparecidos durante o regime. Seu trabalho e de outros ativistas levou à promulgação da Lei 9.140/95, que reconhece como mortas as pessoas desaparecidas em razão de participação em atividades políticas durante a ditadura militar.

O trabalho brasileiro estreou no 81º Festival de Cinema de Veneza e marcou a volta de Salles à direção de longas-metragens após 12 anos — seu último filme tinha sido ‘Na Estrada’, em 2012, com Kristin Stewart, Amy Addams, Garrett Hedlund e Alice Braga. Premiado com a Osella de Ouro de Melhor Roteiro, ‘Ainda Estou Aqui’ é um dos maiores sucessos do cinema nacional e já bateu a marca de 2 milhões de espectadores.

Anota aí!

Classificação etária: Livre
Entrada: Gratuita

Thiago Cândido

Aluno de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Repórter no BHAZ desde 2023. Colaborou em reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.

Thiago Cândido

Email: [email protected]

Aluno de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Repórter no BHAZ desde 2023. Colaborou em reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ