Em função da 46ª edição do Arraial de Belô, a BHTrans realizará uma operação especial no entorno do Mineirinho nos dias 11, 12, 13, 19 e 20 de julho, datas previstas para a realização da festa. Entre as medidas estão uma linha especial 55 (Mineirão/Savassi – Via Centro) para assegurar a chegada e saída do evento de forma segura.
Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (composta pela BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar) vão monitorar o entorno do ginásio para garantir a fluidez no tráfego. Haverá ainda uma área reservada para táxis na avenida Antônio Abrahão Caram.
Além disso, a Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP) manterá as equipes do Centro Integrado de Operações Belo Horizonte (COP-BH) e da Guarda Municipal com a atenção voltada para o Arraial de Belô durante os cinco dias.
Mais de 20 instituições manterão equipes de plantão, que poderão ser acionadas a qualquer momento. A operação contará com a atuação diária de 180 guardas municipais, além do suporte de aproximadamente 35 viaturas.
Neste ano, o evento contará com atrações nacionais como Fafá de Belém, Geraldo Azevedo, Paloma Marcas, a dupla Alan & Alex e Naiara Azevedo. Além disso, o público poderá aproveitar competições de quadrilhas, shows musicais, comidas típicas e uma série de atividades gratuitas que garantem o clima junino. A programação completa deste ano está disponível no Portal Belo Horizonte.
Saúde e limpeza urbana
Serão contratadas para a festa um total de 24 ambulâncias e 5 UTI’s móveis. A regulação dos veículos será mantida no COP-BH, com equipes atuando para organizar os atendimentos conforme a prioridade de cada caso.
Já a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) vai fazer a limpeza das vias impactadas e vai instalar contêineres na área do evento. Também serão disponibilizados garis na área interna do Mineirinho para limpeza nos intervalos de cada apresentação das quadrilhas.
Competições
Entre os destaques do Arraial de Belô estão as competições de quadrilhas. No primeiro fim de semana da festa, entram em cena 15 grupos do Grupo de Disputa e 14 agremiações do Grupo de Acesso, prometendo animar o público com muita dança, coreografia e tradição.
Nos dias 19 e 20 de julho, 16 quadrilhas fecham o evento. Os critérios de avaliação são divididos em conjunto, coreografia, caracterização, marcador e casal de noivos. Ao todo, serão mais de 3,2 mil quadrilheiros envolvidos na competição
As apresentações ocorrem dentro do ginásio do Mineirinho, que tem capacidade para receber até 10 mil pessoas nas arquibancadas.
Sobre o ‘Arraial de Belô’
Criado em 1976, o Arraial de Belo Horizonte teve sua primeira edição em 1979. Desde então, se tornou o maior festejo junino das regiões Sul e Sudeste do Brasil e um dos responsáveis por manter viva a tradição e a cultura dos festejos juninos no país.