TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

Com show de Pereira da Viola e espetáculos infantis, Cachoeirinha recebe programação cultural gratuita

25/05/2026 às 13h44
Com show de Pereira da Viola e espetáculos infantis, bairro de BH recebe programação cultural gratuita
Evento ocorre no bairro Cachoeirinha. (Élcio Paraíso/Reprodução + Lucas Bois/Reprodução)

Belo Horizonte recebe neste domingo (31) a 3ª edição da Mostra Vertentes, que reúne diferentes atividades culturais gratuitas. Com shows, espetáculos cênico-musicais, brincadeiras e oficinas artísticas para pessoas de todas as idades, o evento ocorre na rua da Associação, no bairro Cachoeirinha, na região Nordeste da capital mineira.

Entre as atrações para curtir com a criançada, estão os espetáculos ‘Locotoco’, do Grupo Serelepe, ‘Caracol’, com Irene Bertachini e convidados, e o musical ‘Filhos da Terra do Sol’, com o grupo Araras Grandes, de Araçuaí.

Ao longo do dia, também estão previstos shows com Pereira da Viola, Negra Mina e Bia Nogueira, que apresenta o inédito ‘Boteco da Marília’, em homenagem à cantora Marília Mendonça. A programação é gratuita e ocorre das 9h às 17h.

Essa é a primeira vez que o evento ganha as ruas. Com a chegada da pandemia, as duas primeiras edições ocorreram apenas no formato virtual. Parte da programação foi pensada especialmente para valorizar a cultura das infâncias e as brincadeiras tradicionais.

“A ACV está em atividade há quase duas décadas e nesse tempo, fomos amadurecendo enquanto coletivo, em nossas pesquisas e escolhas artísticas dentro da linguagem cênico-musical, e também como sujeitos. Naturalmente vieram outras gerações. Com a chegada dos filhos, despertamos para a importância de explorar e nos aproximar também de uma arte produzida para e com a infância, na perspectiva da fruição e também do resgate da brincadeira como ponto de partida para formação do olhar sensível, do equilíbrio lúdico, da vitalidade sensorial”, disse a cantora Titane, artista fundadora da Associação Campo dos Vertentes.

Programação

  • A partir das 9h – oficinas artísticas para todas as idades:
    “Brinquedos e Brincadeiras”, com Casa das Trocas convidando Mestre Faria e Mestrea Amâncio; “Vivência com Barro”, com o artista Rodrigo Cohen.
  • 10h – Coral Araras Grandes (Araçuaí/MG), com o espetáculo Filhos da Terra do Sol;
  • 11h30 – Irene Bertachini e convidados com o espetáculo cênico-musical “Caracol”;
  • 12h30 às 14h30 – continuação das oficinas artísticas;
  • 14h30 – Grupo Serelepe com o espetáculo cênico-musical “Locotoco”;
  • 16h – Show Música Preta com Negra Mina (Michele Oliveira);
  • 16h30 – Show “Boteco da Marília”: Bia Nogueira canta Marília Mendonça;
  • 18h00 – Show com Pereira da Viola;

Então, anota aí!

Mostra Vertentes 2026

Data: 31 de maio, domingo
Horário: 9h às 19h
Local: Rua Senhora do Brasil, 707 – Cachoeirinha, BH
Mais informações em @campo.das.vertentes

Anota aí!

Classificação etária: Livre
Entrada: Gratuita

Ana Magalhães

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e do programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Repórter do BHAZ desde agosto de 2024.
LinkedIn

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ