Santa Comidaria: Bares da Zona Leste de BH se unem em festival com música e muita comida boa

bares bh
Os bares de BH que vão participar do evento terão o desafio de acrescentar algum ingrediente doce para dar um toque especial às receitas (Ana Claudia Horta/Divulgação)

Se você ama reunir os amigos e é apaixonado pela culinária mineira, aqui vai uma deliciosa notícia! O bairro de Santa Tereza, na região Leste da capital, será palco do 1º Festival Santa Comidaria 2022, a ser realizado de 19 a 28 de agosto com a participação de diferentes bares de BH.

Durante o evento, os visitantes poderão desfrutar de deliciosos pratos preparados exclusivamente para a festa. Nesta primeira edição, os bares e restaurantes participantes terão o desafio de acrescentar algum ingrediente doce para dar um toque especial às receitas. Esse “toque” poderá vir no prato ou como acompanhamento.

Segundo Perla Horta, idealizadora do projeto, a ideia é oferecer aos clientes uma gastronomia criativa, saborosa e visualmente interessante, com inúmeras opções de combinações. “Queremos que o público se encontre e delicie os pratos, bem ao estilo de Santa Tereza, tradicional ponto de encontro de BH”, comenta.

O encontro acontece na Praça Joaquim Ferreira da Luz, conhecida popularmente como “Pracinha da Biroska” – ponto de encontro de moradores e visitantes, apreciadores da boemia e da gastronomia do bairro. O objetivo é conhecer a história de cada bar ou restaurante de BH.

Atrações musicais

No dia 28 de agosto, os grupos Chorosas e Forró Cabra Cega vão animar a festa na Pracinha da Biroska. O primeiro, nascido da paixão de mulheres instrumentistas pelo choro, mistura toques da música moderna com a essência desse patrimônio brasileiro, resultando em um som alegre e audacioso.

Já o Forró Cabra Cega teve início em 1983, quando um grupo de deficientes visuais decidiram formar uma banda de forró. Confira abaixo a lista dos restaurantes e bares participantes do festival:

  • Alpendre 70 – Alpendre por Cozinha Mari (Rua Mármore, 70)
    Massa artesanal recheada com repicado de linguiça do interior, jiló e requeijão de barra, regado em molho rosê e maçaricado com queijo meia cura. Acompanha chips de batata doce assado.
  • Bar do Museu Clube da Esquina (Rua Paraisópolis, 738)
    Porção de linguiça artesanal com mandioca frita, acompanhada do Molho do Capitão (jabuticaba com pimenta) e pimenta biquinho.
  • Bolota’s Bar (Rua Mármore, 397)
    Carne de lata com cebola caramelizada no vinho e farofa de banana.
  • Iracema Bistrô (Rua Almandina, 56)
    Bolinho de leitoa caipira defumada com caramelo de limão-capeta.
  • Mármore 450 (Rua Mármore, 450)
    Bolinho de linguiça toscana recheada com cubos de queijo coalho, acompanhado de molho de goiabada picante.
  • Temático (Rua Pirite, 187)
    Bolinhos de carne de sol, recheado com damasco e queijo e um pão pra “moía”
  • The Brother’s (Rua Bom Despacho, 373)
    Torresmo de rolo crocante, acompanhado de abacaxi grelhado com uma fina camada de queijo provolone e raspas de limão e hortelã. Para completar, molho de goiabada levemente picante à base de pimenta biquinho.

Anota aí:

1º Festival Comidaria 2022

Data: 19 a 28 de agosto
Reservas: feitas em cada um dos locais
Passeio turístico: dia 28 de agosto, com saídas 12h , 14, 15, 17h (valor: R$ 5)
Shows de encerramento: dia 28 de agosto, entre 14h e 18h – Grupo Chorosas e Forró Cabra Cega
Endereço: Praça Joaquim Ferreira da Luz, mais conhecida como “Pracinha da Biroska”

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!