Oficinas gratuitas de musicalização, com jogos e brincadeiras, chegam ao Barreiro e Aglomerado da Serra, em BH

24/04/2025 às 15h15 - Atualizado em 24/04/2025 às 15h19
BH terá oficinas gratuitas de musicalização com jogos e brincadeiras
Oficinas são gratuitas e destinadas a maiores de 14 anos. (Gui Machala/Divulgação)

O professor e músico Kristoff Silva vai oferecer oficinas do projeto ‘Jogos de Musicalização’, nos dias 8 de maio e 5 de junho, em espaços culturais das regiões do Barreiro e do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. O intuito da iniciativa é acolher o público carente de educação musical gratuita.

As oficinas são compostas por um conjunto de práticas musicais coletivas, como os ‘brinquedos cantados’, jogos de aprendizagem e o uso de material pedagógico. A proposta é promover o aprendizado de forma lúdica ao mesmo tempo em que incentiva a reflexão sobre os próprios jogos e brincadeiras.

As atividades ocorrem no dia 8 de maio, no Centro Cultural Vila Santa Rita, no Barreiro, e no dia 5 de junho, no Centro Cultural Vila Marçola, no Aglomerado da Serra. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por interessados acima de 14 anos, por meio de formulário online.

Práticas e materiais pedagógicos

Segundo o professor, diferente de outras atividades formativas já ministradas por ele, o projeto não é uma oficina de musicalização de jovens e adultos, mas trata os jovens e adultos como possíveis educadores musicais, formais ou não formais. “Isso significa que eu tomarei as brincadeiras cantadas e outros jogos voltados para a infância e vamos, além de aprender a brincar daquela maneira, refletir sobre que aspectos musicais essas brincadeiras trabalham de uma maneira lúdica e natural”, explica.

Cantor no grupo musical Pé de Sonho, o artista mineiro afirma que a musicalização do jovem e do adulto e inclina, em “Jogos de Musicalização”, na direção do universo da criança. “Buscaremos compreender que, em se tratando de criança, primeiro a gente faz, brinca e repete quantas vezes for divertido. Para os jovens e adultos educadores também vale refletir sobre o que está sendo construído consistentemente como um processo de musicalização”, afirma Kristoff.

As oficinas vão se basear em práticas musicais coletivas, percussão corporal, cantos e recursos pedagógicos mnemônicos de associação entre gestos e sonos. A iniciativa prevê, ainda, a produção de um material pedagógico próprio, além de gravações em estúdio, que serão disponibilizadas no YouTube.

A proposta é ofertar um material om descrição das ilustrações e transcrição de partituras em braile, possibilitando a inclusão de pessoas com deficiência visual.

Anota aí!

Projeto ‘Jogos de Musicalização’

Local: Centro Cultural Vila Santa Rita | Rua Ana Rafael dos Santos, 149, Vila Santa Rita – Barreiro
Data: 8 de maio, quinta-feira
Horário: às 18h
Acesso gratuito

Local: Centro Cultural Vila Marçola | Rua Mangabeira da Serra, 320, Vila Marçola – Aglomerado da Serra
Data: 5 de junho, quinta-feira
Horário: às 18h
Acesso gratuito
Inscrições neste link

Anota aí!

Classificação etária: Livre
Entrada: Gratuita

Ana Magalhães

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e do programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Repórter do BHAZ desde agosto de 2024.

Ana Magalhães

Email: [email protected]

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e do programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Repórter do BHAZ desde agosto de 2024.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ