‘Jeitin’ mineiro: BH recebe título de Cidade Criativa da Gastronomia

Agência Minas/Reprodução + Amanda Dias/BHAZ

O jeitinho mineiro singular de cozinhar foi reconhecido internacionalmente! Conhecida como a capital dos bares e da boa comida, Belo Horizonte ganhou, nessa quarta-feira (30), o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. O anúncio foi feito pela diretora geral Audrey Azoulay e, além da capital mineira, outras 64 cidades de todo o mundo foram contempladas.

A rede reúne cidades que baseiam seu desenvolvimento sustentável na criatividade, seja em música, artes e artesanato folclórico, design, cinema, literatura, artes digitais ou gastronomia. Dessa forma, as cidades criativas da Unesco comprometem-se a colocar a cultura no centro de suas estratégias de desenvolvimento e a compartilhar suas melhores práticas.

“Em todo o mundo, essas cidades, cada uma a seu modo, fazem da cultura o pilar, e não um acessório, de sua estratégia”, diz a diretora geral da organização, Audrey Azoulay. “Isso favorece a inovação política e social e é particularmente importante para as gerações jovens”.

Além de BH, apenas mais uma cidade brasileira recebeu o título em e passou a integrar a rede neste ano. Fortaleza foi reconhecida, no entanto, pela categoria de design. As cidades de de Diamantina e Cataguases também concorreram este ano, pelo campo de da música e cinema, mas não foram contempladas.

Outros vencedores

Dez cidades em todo o mundo receberam o título de Cidade Criativa da Gastronomia neste ano. Conheça as outras cidades:

  • Afyonkarahisar (Turquia)
  • Arequipa (Peru)
  • Bendigo (Australia)
  • Bergamo (Itália)
  • Hyderabad (Índia)
  • Mérida (México)
  • Overstrand Hermanus (África do Sul)
  • Portoviejo (Equador)
  • Yangzhou (China)

O processo

Para se preparar, Belo Horizonte concorreu com 23 cidades por uma das 15 vagas em assessoria especializada oferecida pela Secretaria Especial de Cultura, integrante do Ministério da Cidadania. A cidade foi contemplada com o 5º lugar geral no Brasil, sendo a considerada a melhor nota em relação ao segmento gastronomia.

Além de auxiliar na elaboração da candidatura, o edital visou estimular a elaboração de planos de desenvolvimento que impulsionavam a economia criativa nos municípios brasileiros. Além disso, a capacitação buscou contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!