Você sabia que a gíria “nu”, muito falada em Belo Horizonte, pode ter diferentes significados que variam de acordo com a entonação? Por exemplo, o “nu” sozinho pode ser algo que te chocou, mas nem tanto. Agora, o “nuuh”, aquele que vem da alma, normalmente significa que você achou algo muito legal, como o novo roteiro de rolês da capital mineira. O “Menuuh: Experiências Turísticas de Belo Horizonte” foi apresentado durante a Abav Expo, uma das maiores feiras de turismo da América Latina, que começou nesta quinta-feira (26).
O portfólio, montado pela Belotur e o Sebrae Minas, apresenta 19 experiências inovadoras nas áreas de gastronomia, música, agroecologia, cervejaria, arte, design e muito mais, que podem ser vivenciadas em BH. “Belo Horizonte se destaca como um dos destinos turísticos mais acolhedores e procurados do país, oferecendo uma rica herança cultural e arquitetônica que encanta seus visitantes”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Como funciona o ‘Menuuh’?
O “Menuuh: Experiências Turísticas de Belo Horizonte” reúne 19 experiências diferentes na cidade, trazendo o melhor de BH sob a perspectiva da arte, do patrimônio cultural, da música e da economia criativa.
Um cardápio de atividades permite ao turista escolher aquilo que quer se aprofundar na cidade. Por exemplo, é possível fazer um tour guiado pelas ruas da capital mineira para saber tudo sobre o futebol de Belo Horizonte. Você sabia que o Mercado Central já foi um estádio com capacidade para 5 mil torcedores?
Mas não é só. As atividades variam também das artes à gastronomia.
Se a escolha for por conhecer a história de BH, de Aarão Reis a Oscar Niemeyer, é possível reservar umas horas para uma caminhada guiada pelo Centro da capital mineira onde é possível conhecer mais de pontos icônicos e sua arquitetura e aproveitar para saborear a gastronomia da região.
hiago Bicalho, diretor da Sensações Turismo, que promove uma das atividades do circuito, destaca a importância do projeto. “Acredito que Belo Horizonte já é uma cidade surpreendente, e todo turista que chega aqui sempre fica encantado com as novidades. O ‘menuuh’ veio para sintetizar essas experiências, proporcionando ainda mais sensações, emoções e muito amor, que é o que a gente gosta de ver em BH”.
“Ele transforma todas essas áreas em uma prática turística, permitindo que o visitante e até moradores realmente sintam e descubram uma Belo Horizonte surpreendente, além do que muitos já conhecem”, afirma.
E o ‘Menuuh’ é definitivo?
Sim! Como apurado pelo BHAZ, os empreendimentos turísticos e gastronômicos participantes estão preparados para receber visitantes em qualquer época do ano. “No roteiro, há uma indicação dos dias e horários de visitação, a duração das atividades, além de uma descrição completa de cada uma delas”, explica Thiago.