Calma Clima: Conheça grupo de corredores que percorre as ruas de Belo Horizonte

calma-clima-serra-do-curral
Calma Clima fez ‘corre’ na Serra do Curral em forma de protesto (Asafe Alcântara/BHAZ)

Você já andou pelas ruas de Belo Horizonte e se deparou com um grande grupo de pessoas correndo animadas? É o “Calma Clima”, um coletivo de corredores que conta com aproximadamente 400 participantes, e que se reúne todas as noites de terça-feira para correr. O objetivo da prática é se exercitar de maneira divertida, e trabalhar temas como disciplina, foco e sustentabilidade.

A atividade é aberta ao público e existe desde 2017, conforme conta ao BHAZ o organizador Bernardo Biagioni. “A gente tem corrido em todas as semanas, desde 2017, tirando o contexto pandêmico, todas as terças-feiras e em algumas quintas-feiras nós estamos na rua”.

Nessa quinta-feira (28), o grupo fez um trajeto de corrida no Parque da Serra do Curral, no bairro Mangabeiras, em forma de apoio ao movimento “Tira o Pé da Minha Serra”. Bernardo explica que “o corre” pela causa acabou sendo diferente do que estão acostumados, por ter acontecido no período da tarde, mas que foi uma “tentativa de preservar os nossos horizontes”.

Calma Clima e relação com a Serra

“A história do Calma está intimamente ligada à Serra do Curral. Foi correndo e fotografando a Serra, a Mata do Jambreiro e a Mata da Baleia que o jornalista e pesquisador @bernardobiagioni começou a receber mensagens de amigos e conhecidos pelas redes sociais perguntando onde eram aquelas paisagens”, escreveu o perfil do grupo.

Tira o Pé da Minha Serra

O movimento “Tira o Pé da Minha Serra” tem o objetivo de barrar o licenciamento ambiental que permite que o empreendimento “Complexo Minerário da Serra do Taquaril” seja realizado. A atividade, de propriedade da Construtora Cowan, poderá destruir parte da Serra do Curral,

Ontem (28), sociedade civil – incluindo os corredores da Calma Clima – e blocos de carnaval se uniram no ato “Tira o Pé da Minha Serra”, na Praça Raul Soares, Centro. A concentração começou no período da tarde, e seguiu em direção à Praça da Estação.

Edição: Vitor Fernandes
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!