Retornando às origens, a 28ª edição da CasaCor Minas Gerais volta a ocupar um imóvel residencial em Belo Horizonte: um conjunto de casarões no bairro Santo Antônio, na região Centro-Sul, que tem como destaque a Casa Ferolla, tombada pelo patrimônio histórico da capital.
Com o tema “Corpo e Morada”, a CasaCor começa no próximo sábado (15) e vai até 3 de setembro. Esta edição da mostra propõe um diálogo entre a história e a contemporaneidade, reunindo espaços assinados por arquitetos, designers de interiores e paisagistas veteranos e estreantes no evento.
O imóvel que recebe a Casacor mistura o estilo art déco com referências à arquitetura neocolonial hispano-americana. A casa principal foi construída como moradia da família Ferolla, e foi lá que o arquiteto José Eduardo Ferolla, que faleceu aos 75 anos em abril deste ano, nasceu e cresceu.
Pedro Lázaro, Lena Pinheiro, Dúnia Zaidan, Laura Carvalho, Gislene Lopes, Estela Netto, Roziane Faleiro, Flávia D’Urso, Cynthia Silva e Manuela Senna são alguns dos profissionais que materializaram quartos, cozinhas, escritórios e vários ambientes externos especialmente para a mostra.
Além dos espaços decorados, quem visitar a 28ª edição do evento também vai poder aproveitar um bar e uma unidade do café Uluru na área externa, além da loja “Origem Minas”, cheia de produtos tipicamente mineiros. Os ingressos estão disponíveis aqui.
Novo empreendimento
José Eduardo Ferolla foi responsável pelo projeto do Casa Ferolla, um novo edifício que vai se unir ao casarão tombado. Após a realização da CasaCor Minas, os dois imóveis se tornarão um empreendimento residencial que já está com apartamentos à venda.
Dois modelos já decorados dos apartamentos do novo edifício, das incorporadoras F2 e Arthros, podem ser conferidos no terceiro andar da mostra. De acordo com Julio Pinto Coelho, diretor da F2, a casa tombada vai funcionar como a área comum de lazer do prédio, com piscina, sauna, spa e mais.
“Esse projeto é uma homenagem ao Ferolla. Foi, infelizmente, o último projeto que ele fez. Ele se dedicou de alma e coração para fazer com que tudo ficasse perfeito”, afirma Izabella Lages, sócia-diretora da Arthros Incorporadora.
Os apartamentos modelo do edifício foram decorados pera arquiteta Gislene Lopes, e a varanda é assinada por Manuela Senna.
“Vai ser um prazer enorme entregar um empreendimento com tanta história, que carrega um patrimônio histórico da cidade, que é a Casa Ferolla. E uma homenagem ao nosso querido arquiteto Ferolla”, diz François Succar, também diretor da F2.
Anota aí
CASACOR Minas Gerais 2023
Data: 15 de julho a 3 de setembro
Endereço: rua São Domingos do Prata, 631, bairro Santo Antônio, Belo Horizonte
Ingressos: neste link