Casarão histórico em BH recebe 28ª edição da CasaCor Minas a partir deste sábado

CASACOR Minas 2023
Casa principal foi construída como moradia da família Ferolla (Sofia Leão/BHAZ)

Retornando às origens, a 28ª edição da CasaCor Minas Gerais volta a ocupar um imóvel residencial em Belo Horizonte: um conjunto de casarões no bairro Santo Antônio, na região Centro-Sul, que tem como destaque a Casa Ferolla, tombada pelo patrimônio histórico da capital.

Com o tema “Corpo e Morada”, a CasaCor começa no próximo sábado (15) e vai até 3 de setembro. Esta edição da mostra propõe um diálogo entre a história e a contemporaneidade, reunindo espaços assinados por arquitetos, designers de interiores e paisagistas veteranos e estreantes no evento.

O imóvel que recebe a Casacor mistura o estilo art déco com referências à arquitetura neocolonial hispano-americana. A casa principal foi construída como moradia da família Ferolla, e foi lá que o arquiteto José Eduardo Ferolla, que faleceu aos 75 anos em abril deste ano, nasceu e cresceu.

Pedro Lázaro, Lena Pinheiro, Dúnia Zaidan, Laura Carvalho, Gislene Lopes, Estela Netto, Roziane Faleiro, Flávia D’Urso, Cynthia Silva e Manuela Senna são alguns dos profissionais que materializaram quartos, cozinhas, escritórios e vários ambientes externos especialmente para a mostra.

Cozinha
Sofia Leão/BHAZ

Além dos espaços decorados, quem visitar a 28ª edição do evento também vai poder aproveitar um bar e uma unidade do café Uluru na área externa, além da loja “Origem Minas”, cheia de produtos tipicamente mineiros. Os ingressos estão disponíveis aqui.

Piscina
Sofia Leão/BHAZ

Novo empreendimento

José Eduardo Ferolla foi responsável pelo projeto do Casa Ferolla, um novo edifício que vai se unir ao casarão tombado. Após a realização da CasaCor Minas, os dois imóveis se tornarão um empreendimento residencial que já está com apartamentos à venda.

Dois modelos já decorados dos apartamentos do novo edifício, das incorporadoras F2 e Arthros, podem ser conferidos no terceiro andar da mostra. De acordo com Julio Pinto Coelho, diretor da F2, a casa tombada vai funcionar como a área comum de lazer do prédio, com piscina, sauna, spa e mais.

Projeto
Sofia Leão/BHAZ

“Esse projeto é uma homenagem ao Ferolla. Foi, infelizmente, o último projeto que ele fez. Ele se dedicou de alma e coração para fazer com que tudo ficasse perfeito”, afirma Izabella Lages, sócia-diretora da Arthros Incorporadora.

Os apartamentos modelo do edifício foram decorados pera arquiteta Gislene Lopes, e a varanda é assinada por Manuela Senna.

“Vai ser um prazer enorme entregar um empreendimento com tanta história, que carrega um patrimônio histórico da cidade, que é a Casa Ferolla. E uma homenagem ao nosso querido arquiteto Ferolla”, diz François Succar, também diretor da F2.

Anota aí

CASACOR Minas Gerais 2023

Data: 15 de julho a 3 de setembro

Endereço: rua São Domingos do Prata, 631, bairro Santo Antônio, Belo Horizonte

Ingressos: neste link

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!