TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

CCBB-BH recebe primeira grande exposição de memes em março

27/02/2026 às 18h08
Exposição MEME
(Divulgação/Gabriel Rocha do Estúdio Valente)

O Centro Cultural Branco do Brasil (CCBB) de Belo Horizonte, localizado no bairro Funcionários, na Região Centro-sul, recebe a primeira grande exposição de memes, com estreia prevista para o dia 28 de março. A mostra “MEME: no Br@sil da memeficação”, fica em cartaz até 22 de junho.

Com curadoria de Clarissa Diniz e Ismael Monticelli, e colaboração do perfil de Instagram @newmemeseum, a mostra convida o público a explorar a memeficação como um dos modos mais potentes, e irônicos, de narrar o Brasil contemporâneo. A exposição reúne cultura digital, arte contemporânea e crítica social, apresentando cerca de 800 itens produzidos por 200 criadores do universo digital e artistas.

“É impossível compreender o Brasil de hoje sem entender seus memes”, diz Ismael Monticelli. “Eles não apenas refletem a realidade, mas atuam sobre ela: produzem memória, disputam narrativa, geram pertencimento. Enquanto fazemos memes, os memes refazem o Brasil”.

Reunindo nomes da arte contemporânea brasileira, como Anna Maria Maiolino, Gretta Sarfaty, Nelason Leirner e Claudio Tozzi, ao lado de criadores de conteúdo como Blogueirinha, Portas do Fundo, Alessandra Araújo, Melted Vídeos, John Drops e Greengo Dictionary.

Organizada em cinco núcleos temáticos : Ao pé da letra, A hora dos amadores, Da versão à inversão, O eu proliferado e Combater ficção com ficção e tendo como prólogo um espaço tátil intitulado Alisa meu pelo e epílogo Memes: o que são? Onde vivem? Do que se alimentam?. A mostra ocupa o pátio e o 3º andar do CCBB BH e possui cenografia imersiva e uma ampla diversidade de linguagens: vídeos, neons, esculturas, roupas, quadrinhos, pinturas, objetos, backlights, instalações sonoras e experiências interativas.

A exposição tem a ambição de investigar os memes como uma linguagem viva, que transborda a internet e afeta diretamente as formas de pensar, sentir e agir, eles são dispositivos de memória, de disputa e de pertencimento.

Anota aí

  • Exposição “MEME: no Br@sil da memeficação”
  • Período: 28 de março a 22 de junho de 2026
  • Horário: De quarta a segunda, das 10h às 22h
  • Local: Pátio e Galerias do 3º Andar – Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH)
  • Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG
  • Ingressos: Gratuitos, disponíveis pelo site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB BH

Anota aí!

Centro Cultural Branco do Brasil
Classificação etária: Livre
Local: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte
Entrada: Gratuita

Isadora Vianna

Estudante de jornalismo pela PUC Minas e estagiária do BHAZ desde fevereiro de 2026. Atuou na redação da Record Minas e na comunicação interna do Grupo Valence

Isadora Vianna

Email: [email protected]

Estagiária do BHAZ

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ