Um projeto da Fundação Clóvis Salgado (FCS), em parceria com o Instituto Cervantes, se propõe a memorar a história recente do Chile. Em lembrança ao marco dos 50 anos do golpe militar que derrubou o governo de Salvador Allende, então presidente eleito do país sul-americano, o Cine Humberto Mauro promoverá, nesta semana, a mostra “A projeção das alamedas”.
Segundo Vitor Miranda, Gerente de Cinema da FCS, a exposição tem se destacado na agenda cultural de grandes países da América do Sul por sua importância comum. “Teremos a oportunidade de acompanhar novas perspectivas acerca de um tema tão marcante para diferentes gerações”, pontua.
“A projeção das alamedas” reúne quatro produções cinematográficas: “Post Mortem” (2010), “Allende, Meu Avô Allende (2015), “Santiago, Itália” (2018) e “Aranha” (2019). Miranda destaca: “A mostra acontece sob este cenário dos 50 anos do golpe militar, mas com quatro produções recentes, todas elas lançadas a partir de 2010”. Os longas serão exibidos entre hoje (21) e amanhã (22).
A iniciativa celebra uma nova ação conjunta entre a Fundação Clovis Salgado e o Instituto Cervantes. A parceria entre as duas organizações foi firmada recentemente, durante a 25ª edição do FestCurtasBH, que aconteceu em outubro. Todas as sessões do ciclo “A projeção das alamedas” são gratuitas.
Confira a programação da mostra
Terça-feira (21/11)
18h – Post Mortem (Pablo Larraín, Chile, 2010) | 16 anos | 1h38
20h – Allende, Meu Avô Allende (Allende, Mi Abuelo Allende, Marcia Tambutti Allende, Chile-México, 2015) | 12 anos | 1h30
Quarta-feira (22/11)
17h30 – Santiago, Itália (Santiago, Italia, Nanni Moretti, 2018) | 12 anos | 1h21
19h30 – Aranha (Araña, Andrés Wood, Chile-Argentina-Brasil, 2019) | 16 anos | 1h45
Sinopse dos filmes
Allende, Meu Avô Allende
Esta proposta da série de filmes “A projeção das alamedas 1973/2023” gira em torno da figura de Salvador Allende, não como presidente democrático, mas como pai e avô, pois é sua neta, Marcia Tambutti Allende, quem nos mostra a realidade do político chileno a partir de uma perspectiva tão próxima que só a família pode oferecer.
Aranha
O chileno Andrés Wood explora as origens ideológicas do ultranacionalismo de extrema direita com este filme que procura incomodar as pessoas a partir da perspectiva de uma mulher moderna, Inés, que, em nome da honestidade de pensamento, defende o indefensável. O passado não está sempre presente?
Post Mortem
Os dias que rodearam o golpe de Estado chileno servem de pano de fundo para justificar a aclimatação da barbárie neste filme aterrorizante e chocante de Pablo Larraín que fala sobre violência, psicopatia e devastação humana.
Santiago, Itália
O compromisso político do grande realizador italiano Nanni Moretti é o centro das atenções neste documentário que mostra como a embaixada italiana serviu de asilo e de salvação para centenas de refugiados que se opuseram à ditadura militar de Augusto Pinochet.