Us Motoca é o grande vencedor do Comida Di Buteco BH 2026. Com o prato Risoto Mineiro, conquistou os jurados desta edição, focada no protagonismo das verduras. É a segunda vez que o bar do bairro Camargos é ganhador do Comida di Buteco. Os pratos e bares premiados foram anunciados na manhã desta segunda-feira (1º) em um evento no Mercado Central.
Neste ano, 127 bares da capital mineira participaram da 26ª edição do concurso, apresentando petiscos inéditos em que o ingrediente precisa aparecer como destaque ou acompanhamento. O preço dos pratos concorrentes foi fixo: R$ 40 para todos os estabelecimentos.
Conheça os vencedores do Comida Di Buteco BH 2026:
1º – Us Motoca — Risoto Mineiro: Risoto de canjica com couve, bacon, linguiça e costelinha com mostarda de jabuticaba, servido com crispy de alho-poró e chips de jiló.
Endereço: Rua Blenda, 91 – Camargos
2º – Dona Ju Gastrobar — Coisa de Vó: Pescoço de boi (acém) marinado. Acompanhado de couve-flor com molho branco especial e fios de alho-poró frito.
Endereço: Rua dos Borges, 1520 – Jardim Vitória
3º – Andrade’s Beer (terceira vez no pódio) — Ossadinha Atolada: Pescoço de boi com mandioca cozida e agrião, acompanhado de paçoca de carne de sol e torresmo.
Endereço: Rua Dona Geni, 32 – Maria Helena
4º – Bar Mania Mineira — Joelho do Vovô Pig: Joelho de porco com milho assado, polenta e mostarda refogada.
Endereço: Rua Paracatu, 1099 – Santo Agostinho
5º – Cantina Arte Quintal — Porco Atolado na Lama: Carne e pé de porco, molho de tomate e cebola. Acompanha tempurá de ora-pro-nóbis, refogado de mostarda e creme de milho.
Endereço: Rua Realengo, 150 – Caiçara
Competições paralelas
O Comida di Buteco neste ano também promoveu competições paralelas, como o ‘Desafio Seara’ e o ‘Prêmio Fys’.
O Desafio Seara é uma competição em que os botecos participantes são desafiados a criar um petisco exclusivo utilizando produtos específicos da Seara, como a famosa linha de linguiças da marca (como a Toscana ou Calabresa). Veja os vencedores:
1º – Us Motoca — premiação: R$ 5 mil
2º – José Bar — premiação: R$ 3 mil
3º – Dona Ju Gastrobar — premiação: R$ 2 mil

Já o Prêmio FYS e uma premiação para quem se saí melhor harmonizando os pratos com tema ‘verduras’ com os refrigerantes da marca. Veja os vencedores:
1º – Gráfica Bar — premiação: R$ 3 mil
2º – Golden Grill — premiação: R$ 2 mil
3º – Léo Comida e Prosa — premiação: R$ 1 mil
Melhores vendas de Amstel. Veja o top 10:
1º – Golden Grill
2º – Café Palhares
3º – Santa Boemia
4º – Bar do Momo
5º – Bar do Quin
6º – Bar e Restaurante do Branco
7º – Boteco’s bar
8º – Quintal da Losada
9º – Lubar
10º – 222
Veja a lista dos campeões do Comida di Buteco em BH
- 2025 – Espetinhos do Paulão
- 2024 – Espetinhos do Paulão
- 2023 – Us Motoca
- 2022 – Café Palhares
- 2021 – Café Palhares
- 2019 – Tanganica Art Bar
- 2018 – Bar Bambu
- 2017 – Santuário Retrô Botequim
- 2016 – Já To Inno
- 2015 – Já To Inno
- 2014 – Já To Inno
- 2012 – Patorroco
- 2011 – Bar do Zezé
- 2010 – Bar da Lora
- 2009 – Café Palhares
- 2008 – Bar da Cida
- 2007 – Bar do Véio
- 2006 – Bar do Zezé
- 2005 – Casa Cheia
- 2004 – Bar do Zezé
- 2003 – Bar do Careca – O Pescador
- 2002 – Mercearia do Lili
- 2001 – Mercearia do Lili
- 2000 – Bar do Careca – Cachoeirinha
Como funciona o Comida di Buteco
O Comida di Buteco ocorre não somente em BH, mas em outras 50 cidades brasileiras. Ao todo, são 27 circuitos e mais de 1.100 bares participantes em todo o país. A lista completa dos bares e restaurantes está disponível no site do concurso.
A escolha do melhor estabelecimento segue o modelo tradicional do concurso. Nesse sentido, público e jurados visitam os bares e atribuem notas de 1 a 10 a quatro critérios: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco.
Além disso, o prato tem peso de 70% na nota final, enquanto os demais quesitos representam 10% cada. Por fim, a pontuação do público e dos jurados tem o mesmo peso, correspondendo a 50% cada.
Após a escolha dos campeões em cada circuito, os vencedores avançam para a disputa do título nacional. Em seguida, o melhor buteco do Brasil será anunciado em julho, durante cerimônia em São Paulo.











