TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

‘Na tora e sem regras’: circuito de petiscos Comida Rebelde movimenta bares de BH

12/05/2025 às 14h10
Coração Rebelde do bar Pirex é um dos pratos do Comida Rebelde (Divulgação)

“Todos os bares que entraram no Comida Rebelde são de gente que se admira e se inspira no trabalho um do outro”, afirma Vitor Velloso, sócio do bar Pirex e um dos idealizadores do circuito Comida Rebelde, que ocorre em Belo Horizonte até a próxima sexta-feira (16). A ideia, segundo os participantes do evento, é criar um “levante gastronômico” em que a única regra é oferecer pratos irresistíveis.

Além do Pirex, participam do Comida Rebelde os restaurantes Ofélia, Boêmio, Nada Contra e A Porca Voadora, todos localizados na região Centro-Sul de BH. “Percebemos que nenhum de nós participava de nenhum festival de petisco, principalmente pelo excesso de regras que eles impõem aos bares. Daí, pensamos: ‘ué, bora fazer o nosso próprio festival! Sem regras e na tora’. E assim nasceu essa colaboração”, explica Velloso.

Com muitas pitadas de irreverência, cada bar apresenta uma novidade no cardápio. A iniciativa não busca premiar um vencedor, mas fomentar um ambiente de inovação e ousadia aliado à gastronomia. “Festival que faz a união de estabelecimentos e da comida, pra mim, é o que há de mais importante”, afirma Bruna Rezende, chef e proprietária de A Porca Voadora. “Tem ar de mistério, tem notas de rebeldia e cheiro de tempero do bom!”, complementa.

Cardápio

No Comida Rebelde, o Pirex apresenta o Coração Rebelde, um purê de batata rústico com coração grelhado, farofa de pão de alho e vinagrete. Outra opção são as Almôndegas Rebeldes do Boêmio, releitura da famosa Almôndega de Porco da casa.

O boteco de estufa Nada Contra traz o Molotov de Rabada, um bolinho com massinha de mandioca e recheado com rabada. Já o Taco de Porco Rebelde é criação do Ofélia, feito com massa de pastel crocante, recheada com pernil desfiado e coberta com salsa criolla levemente picante. A Porca Voadora traz ragu e pururuca no Ninho de Orelha.

Segundo os organizadores, quem prova os cinco petiscos ainda ganha brindes especiais.

Anota aí!

Classificação etária: Livre
Entrada: Gratuita

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter no BHAZ desde 2023. Participou de reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.
InstagramLinkedIn

Thiago Cândido

Email: thiago.candido@bhaz.com.br

Jornalista pela UFMG. Repórter no BHAZ desde 2023. Participou de reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.
InstagramLinkedIn

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ

Siga o BHAZ nas redes sociais

TikTok
YouTube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp
Logo BHAZ