A festa continua! Confira programação de hoje do Festival de Arte Negra de BH

Ngunzo
Show ‘Ngunzo Manzo’ reúne Rodrigo Negão, Tamara Franklin e vários outros artistas (Maiara Layla/FAN BH/Divulgação)

A 11ª edição do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte (FAN BH) começou sábado (4), mas a festa só para na semana que vem. A programação desta quarta-feira (8), feriado na capital mineira, ainda conta com uma roda de conversa e e outra de samba, além de shows especiais durante a noite.

São nove dias de festival, no ano em que o evento completa 26 anos. Os ingressos para cada atração podem ser retirados aqui, e a programação completa do evento pode ser conferida neste link.

Hoje cedo, o FAN já recebeu o terceiro dia de residência artística Afro Butoh Nzila ti N’gombe, realizada pelo artista Benjamin Abras, e o lançamento da cartilha da Contribuição da Civilização Bantu para a Música Brasileira do músico Black Pio.

Próximas atrações

Até as 19h, o festival conta com a exposição “Advertência”, do artista Paulo Nazareth, que é aberta ao público. A feira Ojá – Mercado das Culturas, um dos pilares do FAN, vai até as 22h. Já o Muvucast, que reúne uma série de conversas com temas voltados à cultura e à negritude, hoje é conduzida pela coletiva Afrolíricas e dura até 17h.

Começa às 16h uma roda de samba com vários artistas, no Mercado da Lagoinha. Mais tarde, às 19h, ainda tem o show “Ngunzo Manzo”, no Teatro Unimed-BH Minas, com Rodrigo Negão, Tamara Franklin e vários outros artistas.

E por fim, Lia de Itamaracá encerra o quinto dia do FAN BH com o show “Ciranda de Ritmos”, uma fusão das culturas de Pernambuco, às 21h no Palácio das Artes.

11ª edição

A 11ª edição do FAN é organizada pela Secretaria Municipal de Cultura de BH e pela Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CNRC). 

Ao BHAZ, um dos fundadores do festival, Gil Amâncio, falou sobre a expectativa para a retomada da programação com a melhora da situação da pandemia de Covid-19. O artista e educador idealizou o projeto em 1995, e nesta edição foi convidado para apresentar o espetáculo “Muvuca nº 01”, nessa terça-feira (7).

“A muvuca é um exercício de criação coletiva. Juntamos músicos, dançarinos e dançarinas, uma artista visual, e vamos nos juntar na apresentação. É como almoço em casa de mãe e vó preta, cada um leva uma coisa, junta tudo na panela e vira um momento de celebração”, descreve.

O FAN BH

O FAN BH é um dos maiores eventos dedicados à arte e à cultura negra na América Latina. A programação conta com atrações teatrais na capital, intervenções urbanas, atividades nos centros culturais, programação de debates e ações formativas.

Gil Amâncio idealizou o festival depois de morar na Alemanha, em 1992, e se fascinar com a arte negra presente no país. Quando voltou a BH, foi convidado para atuar como assessor da então secretária de Cultura Maria Antonieta Cunha.

Em 1995, com o tricentenário da morte de Zumbi dos Palmares, herói nacional e símbolo da resistência cultural da população negra brasileira, o artista teve a ideia de criar o Festival de Arte Negra de Belo Horizonte.

A partir da segunda edição, em 2003, o FAN BH ganhou caráter permanente, com periodicidade bienal. O evento reforçou a contribuição enquanto difusor da arte negra no Brasil, promovendo a compreensão da origem e a inserção de diversas vertentes das culturas de matrizes africanas.

edição mais recente do FAN BH aconteceu em novembro de 2019 e levou 510 artistas a diversos palcos da cidade, sendo 330 de Minas Gerais e 180 de outros 10 estados e países como Alemanha, Gana e Senegal. Foram realizadas 150 atividades, alcançando um público de mais de 25 mil pessoas.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!