Pesquisar
Close this search box.

VÍDEO: Crianças e adolescentes em tratamento de câncer visitam exposição de Ziraldo no CCBB-BH

Por

Exposição fica em cartaz até 9 de setembro (Reprodução/@casadeapoioaura)

A exposição “Mundo Zira – Ziraldo Interativo”, que ocupa o CCBB-BH desde 26 de junho, foi o ponto de uma visitação mais que especial nessa segunda-feira (2). Crianças e adolescentes da Casa Aura, organização civil que há mais de 20 anos acolhe pessoas em tratamento oncológico, tiveram a oportunidade de conhecer de perto o legado deixado pelo cartunista mineiro.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

Assistente social da Aura, Marilda Eugênia de Souza, destaca a importância dos momentos de recreação na luta contra o câncer. “São momentos valiosos para que os nossos acolhidos sejam crianças e adolescentes, e não pacientes, e brinquem, se divirtam, riem, celebrem, conheçam novos lugares e vivenciem experiências especiais”, diz. Confira abaixo o registro da visita ao CCBB:

A programação de lazer da Casa Aura ainda conta com um piquenique marcado para 18 de setembro, no Espaço By Bia, no Estoril. A partir das 14h, o espaço receberá os jovens para um passeio em meio à natureza, com direito a lanches para a meninada. O rolê tem apoio do Projeto A Vida é Bela – parceiro da Casa Aura e multiplicador da causa.

Última chamada

Em cartaz até a próxima segunda-feira (9), a exposição “Mundo Zira – Ziraldo Interativo” segue como opção descontraída para os interessados em mergulhar no universo do mineiro de Caratinga. Segundo o CCBB, mais de 100 mil pessoas já visitaram a montagem interativa com curadoria assinada por Adriana Lins e Daniela Thomas.

Filha do homenageado, Adriana afirma que a realização da mostra em BH tem significado especial. “Costumamos dizer que meu pai era um mineiro-carioca-cidadão do mundo, mas ele sempre disse, sem o menor pudor, o quanto ele era amado na sua cidade natal. Então, trazer Ziraldo para Minas resgata muito esse afeto”, conta.

A exposição acontece das 10h às 22h nas galerias do térreo e na área externa do CCBB, de quarta a segunda-feira. Gratuitos, os ingressos devem retirados no site ou na bilheteria física do museu.

Legado

Ziraldo morreu aos 91 anos em abril deste ano, no Rio de Janeiro. Criador de personagens famosos, como “O Menino Maluquinho”, o artista era mineiro de Caratinga, na região do Vale do Rio Doce.

Com mais de 200 livros publicados, Ziraldo teve vários outros best-sellers. “Uma Professora Muito Maluquinha”, “Menina Nina”, “O Bichinho da Maçã”, “O Planeta Lilás” e “Flicts” estão entre os sucessos do artista.

Em junho, o cartunista esteve no centro de uma polêmica depois que a Secretaria Municipal de Educação de Conselheiro Lafaiete, cidade do Alto Paraopeba, que orientou que as escolas não utilizassem o livro “O Menino Marrom” para atividades em sala de aula.

O clássico infantil, lançado em 1986, foi retirado das escolas depois que alguns pais apontaram a história como “agressiva”. Pais de alunos e educadores de todo o Brasil se revoltaram com a medida.

Ainda no fim de junho, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais determinou que o livro deveria voltar às escolas do estado. Em decisão liminar, o juiz Espagner Wallysen Vaz afirmou que “mostra-se inadequada a suspensão de livro que retrata o racismo de maneira pertinente”.

Thiago Cândido

Aluno de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Repórter no BHAZ e colunista no programa Agenda, da Rede Minas de Televisão.
[author_socials_links]

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ