A 8ª edição do Cura (Circuito Urbano de Arte), um dos principais eventos artísticos urbanos do país, vai ter um line up inteiramente composto por mulheres. Neste ano, a ação será realizada do dia 24 de outubro até 3 de novembro, na Praça Raul Soares, localizada na região Central de BH. O local faz parte do circuito do festival desde 2021.
Nesta edição, o Cura convida a repensar a Raul Soares como um verdadeiro parque, um espaço de convivência para todas as idades. Com curadoria 100% feminina – Flaviana Lasan, Janaína Macruz, Juliana Flores e Priscila Amoni – o evento traz um line up inédito e exclusivo com mulheres.
As obras têm o intuito de ampliar as possibilidades de reinvenção do espaço urbano e convida à imaginação coletiva de novas formas de convivência e vida em comunidade.
A Praça Raul Soares como Mirante e Espaço de Encontro
Segundo o Cura, desde 2021, a Praça Raul Soares foi transformada em um mirante que oferece à comunidade uma oportunidade de repensar o seu uso. Em 2024, o festival continuará essa trajetória de transformação, já que a ocupação da praça impulsionou uma revitalização do seu entorno, como a abertura de bares e estabelecimentos.
Em 2022, o evento realizou a sua sétima edição, completando 25 obras de arte em fachadas, empenas e também no chão. Dentre elas, 18 estão na região Central de BH, e quatro na região da Lagoinha, formando a maior coleção de arte mural em grande escala já feita por um único festival brasileiro.
Desde 2023, realizou duas edições em Manaus, onde está construindo um mirante de arte indígena em prédios na capital amazonense, ampliando seu impacto cultural para além de Minas Gerais.