O Cura (Circuito Urbano de Arte) 2024, um dos principais festivais de arte urbana do Brasil, já tem data marcada para acontecer em Belo Horizonte. Neste ano, o evento será realizado entre os dias 24 de outubro e 3 de novembro, na Praça Raul Soares, localizada na região Central de BH. O local, que é um dos pontos icônicos da capital, é ocupado pelo festival desde 2021.
Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp
Neste ano, a intenção do Cura é construir um mirante que convida a comunidade a ocupar o espaço. Segundo a organização do projeto, o objetivo é de habitar e coexistir num local “Onde é possível traçar novas rotas e possibilidades de convivência”, completou.
A sétima edição Cura em BH aconteceu em 2022 e teve como tema principal “A Terra”. Durante o circuito, foi abordado a territorialidade, agricultura responsável e ancestralidade. A oitava edição seguiu para Manaus, no Amazonas, no ano passado, para colorir o Lago São Sebastião, no centro histórico da capital.
Durante a edição, o Cura Amazônia foi norteado pelos saberes dos povos indígenas, transformando duas empenas em murais de arte. As obras foram feitas por artistas indígenas, a brasileira Duhigó Tukano, mestre de artes visuais e guardiã dos saberes do povo Tukano, e peruano Rember Yahuarcani, artista que se inspira na cosmovisão Uitota.
A edição de 2022 trouxe o festival de arte de volta às ruas de BH, que estava com a programação interrompida devido à pandemia. Entre os artistas que coloriram a cidade está a baiana Selma Calheira, que montou uma instalação na Praça Raul Soares. Já as empenas dos edifícios Copacabana, Roma e Rochedo e o Hotel Sorrento receberam os trabalhos de Pedro Neves, Sueli Maxakali, MST e Willand Cabal, respectivamente.
Relembre algumas artes de edições anteriores do Cura na capital mineira.