O Cura BH 2025 começa nesta quarta-feira (3), na Praça Raul Soares, no Centro de Belo Horizonte. Em sua 8ª edição, o festival, que iniciou durante a Virada Cultural, apresenta a proposta ‘Pracificar’, ou seja, transformar a praça em um grande parque, aberto a todas as idades e palco para diversas linguagens artísticas. Além das pinturas em empenas, a Raulzona vai receber música, instalações e modalidades esportivas. A programação segue até o próximo domingo (7).
Nesta edição, três artistas assinam as intervenções nas empenas de prédios. Paulo Nazareth, um dos maiores nomes da arte contemporânea brasileira, será responsável pela pintura da fachada do Edifício Garagem. Já Sylvia Amélia, reconhecida por performances e instalações que articulam palavra e imagem, apresenta uma proposta inédita no Festival: em vez de pintura, cria a instalação ‘Pause’, feita em acrílico, que projeta sombras em movimento ao longo do dia.
A terceira empena, por sua vez, é assinada por Julianismo, jovem artista belo-horizontina que se destaca com trabalhos autorais e experimentais. No Cura, ela representa uma aposta no futuro da arte urbana da cidade, abrindo espaço para novas linguagens visuais no horizonte de BH.
Outro destaque do Cura é o ‘Mapa Afetivo da Raul Soares’, criado por Priscila Musa, Jonjon e Zande Paroco. Mais do que uma cartografia, a obra busca registrar o entorno da praça, reunindo histórias de moradores, referências culturais, memórias coletivas e saberes ancestrais.
Esportes e retratos que viraram instalação coletiva
Duas atividades esportivas também fazem parte da programação. O Velódromo Raul Soares transforma a praça em pista de ciclismo urbano, em uma competição que mistura velocidade, diversão e celebração da cultura brasileira. O vencedor vai receber um troféu idealizado pela Greco Design.
Já o Highline Feelings vai contar com atletas que atravessam o vazio entre prédios a mais de 70 metros de altura, caminhando sobre uma fita de slackline.
O ‘Inside Out’, projeto criado pelo artista francês JR e que esteve presente na abertura do Cura BH durante a Virada Cultural, retorna em novo formato. Após centenas de pessoas passarem pelas câmeras e imprimirem seus rostos em grandes dimensões, essas imagens retornam como instalação coletiva no coração da praça.
Programação
Dia 3/9 (quarta-feira)
- 16h às 19h – DJ Naroca
- 19h às 19h30 – Premiação do concurso de ideias “Uma Praça pra Cidade”
- 19h30 às 20h30 – Conversa com júri
- 20h30 às 21h – Lançamento do Mapa Afetivo (Priscila Musa, Jonjon e Xande Peroco)
- 21h às 22h – Playlist coletiva
Dia 4/9 (quinta-feira)
- 16h às 18h – Playlist
- 18h às 22h – House of Barracudas
Dia 5/9 (sexta-feira)
- 16h às 22h – DJ Kingdom (long set)
- VJ Suave
Dia 6/9 (sábado)
- 13h às 19h – Highline Feelings
- 15h às 19h – Velódromo Raul Soares
- 19h30 às 20h – Premiação Velódromo
- 14h às 16h – DJ Pat Manoese
- 16h às 19h – DJ Fê Linz
- 19h às 22h – DJ Bruna Castro
- VJ Suave
Dia 7/9 (domingo)
- 13h às 19h – Highline Feelings
- 14h às 16h – DJ Sandri
- 16h às 19h – Roda de Samba com Aninha Felipe e convidadas
- 19h às 21h – DJ Black Josie
- 14h às 18h – Rua de Lazer
- 17h às 18h – Cortejo Piranhas CURA (saída e retorno – Praça Raul Soares)
Anota aí!
Cura 2025
Data: de 3 a 7 de setembro
Local: Praça Raul Soares – Centro, BH
Acesso gratuito
Mais informações em cura.art











