De graça! Cine Santa Tereza exibe filmes de fantasia e produções autorais

cine santa tereza
Cine Santa Tereza vai exibir filmes na RIC 2024 (Ricardo Laf/PBH)

O mês de outubro vai ser marcado pela exibição gratuita de filmes de fantasia e produções autorais no Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte. As atrações são para todas as idades. As voltadas para o público infantil sempre às 16h30, já para os adultos, um pouco mais tarde, às 19h30.

Na programação estão duas mostras: “Mostra Criaturas Fantásticas”, com narrativas e personagens não-realistas que marcaram a história da sétima arte; e “Mostra Corpo-Imagem-Movimento”, com uma seleção de filmes que se aproximam a partir das relações que estabelecem entre corpo, imagem, território, identidade, deslocamento e experimentação.

Além delas, também será exibida a Sessão Especial de pré-estreia do filme O David Morreu, e uma sessão do projeto Circuito Cine Santê. Quem for às sessões também poderá visitar a exposição Cinema Cubano em Cartaz, com obras do artista gráfico Eduardo Bachs.

O Cine Santa Tereza funciona de quarta-feira a domingo, das 16h às 21h, e segue os os protocolos de prevenção ao contágio pela Covid-19. É preciso fazer a retirada virtual de ingressos para as sessões de cinema. A capacidade de ocupação da sala está reduzida.

Programação

A Mostra Corpo-Imagem-Movimento acontece desta sexta-feira (1º), a 10 de outubro. A mostra integra o Programa de residências artísticas CRDançaBH, que conta também com a parceria do Goethe Institut. A residência focaliza a criação e a pesquisa nas áreas de artes cênicas e audiovisual.

Abrindo a programação, Um filme de dança (2013), da cineasta e coreógrafa Carmem Luz, retrata o cenário da dança no Brasil, atento especialmente à presença do corpo negro nesse universo artístico. Na sequência, A cambonagem e o incêndio inevitável (2021), de Castiel Vitorino Brasileiro, evoca, por meio da expressão do corpo, o feminino, a identidade, a memória e a ancestralidade.

A terceira sessão da mostra reúne os filmes República (2020), da atriz e cineasta Grace Passô; Pattaki (2019), dirigido por Everlane Moraes; e Negrume(2018), de Diego Paulino, que, juntos, formam uma tríade cujas performances nos transportam para outras realidades possíveis, entre sonhos xamânicos, planetas distantes e inundações.

Por fim, a quarta sessão da mostra reúne Lambada estranha (2020), dirigido por Luisa Marques e Darks Miranda; Intervenção Jah (2019), dirigido por Daniel Santos, com co-direção e roteiro de Welket Bungué (Guiné Bissau); e Swinguerra (2019), de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, em que os corpos se arriscam por diferentes espaços e investigações.

Serviço

  • Cine Santa Tereza – Reabertura do cinema com exibições de filmes para todas as idades e exposição Cinema Cubano em Cartaz 
  • Endereço – Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza
  • Entrada gratuita
  • Visitação – de quarta-feira a domingo, das 16h às 19h30

Clique aqui para a retirada de ingressos para as sessões de cinema. Para mais informações, veja no portal da prefeitura.

É preciso conferir a classificação indicativa de cada filme. O contato do Cine Santa Tereza é o (31) 3277-4699.

Com PBH

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!