DE VOLTA! Festival da Jabuticaba de Sabará já tem data marcada e retoma presença de público

jabuticaba
Festival ainda não iniciou a venda de ingressos (Reprodução/@Festivaldajabuticabadesabara/Facebook)

Após quase dois anos longe do público na forma presencial, o tradicional Festival de Jabuticaba está de volta em Sabará, na Grande BH. O evento vai acontecer entre os dias 12 de novembro e 12 de dezembro de 2021. Nesta 35ª edição do festival, durante um mês, o público poderá participar do maior evento gastronômico da cidade, no Centro Administrativo Hélio Geraldo de Aquino, e em diversos locais do município.

Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, André Alves, a ampliação do período do festival irá democratizar a participação dos visitantes, moradores da cidade e comerciantes do município. “Iremos promover atividades descentralizadas, incluindo as regionais da cidade, o que ampliará a interação dos turistas, visitantes e moradores do município com a fruta e seus derivados, bem como favorecerá a possibilidade da comercialização dos produtos feitos com a fruta e da gastronomia sabarense”, destacou.

“Além disso, acredito que, com mais esta edição, vamos fortalecer e impulsionar ainda mais o festival, que tem sido um instrumento para o desenvolvimento econômico e social de toda a cadeia produtiva em caráter permanente, durante todos os dias do ano”, complementou o secretário.

No ano passado, o festival contou com uma edição exclusivamente virtual.

Programação

Durante todo o festival, o público contará com Festins – pequenos eventos que serão promovidos em pousadas, hotéis, bares e restaurantes da cidade; feiras com a comercialização da gastronomia sabarense, muda de jabuticaba, a fruta e seus produtos derivados como licor, geleia, sorvete, vinho e molhos; realização do “Cozinha Show”, com pratos preparados na hora por renomados chefs; concursos gastronômicos – “Melhor Prato, Geleia, Licor e Produto Inovação”; apresentações culturais; Empório Asprodejas; entre outras atrações.

O evento também contará com o Projeto “Cozinha Solidária”, em que um renomado chef é convidado a preparar uma alimentação com derivados da jabuticaba para um grupo de pessoas em vulnerabilidade social – selecionadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Toda a programação será divulgada em breve no site oficial do evento (acesse aqui).

Sobre o festival

Sabará, a “terra da jabuticaba”, ganhou o festival em 1987, idealizado pela prefeitura, em parceria com empresas locais e os moradores. Atualmente, é o maior evento da cidade. O festival é dedicado à produção e venda da jabuticaba, dos derivados da fruta, bem como a inserção dos produtos como ingredientes na gastronomia local.

Como incentivo, existe uma lei em Sabará que oferece descontos nos impostos territoriais para quem preserva uma jabuticabeira no quintal de casa. Com o intuito de preservar o produto local, incentivar o consumo e promover a venda, o evento se mantém até hoje sendo parte da rotina da cidade.

Hoje, integrado ao roteiro “Entre Trilhas, Aromas e Sabores”, do Circuito do Ouro, o evento assumiu a responsabilidade de estimular a economia criativa e fomentar a economia local a partir da gastronomia. Com a população da cidade em número dobrado, o evento tem opções para todas as idades.

O Festival da Jabuticaba atrai não somente apaixonados pelo sabor da fruta, profissionais de gastronomia e turistas, como também funciona como importante motor da economia criativa e culinária local, preservando a história da cidade e seus costumes.

Edição: Roberth Costa

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!