Pesquisar
Close this search box.

Dia do Pão de Queijo: Mercado Central terá distribuição gratuita de 2 mil unidades da iguaria

Por

pães de queijo em uma cesta
Para comemorar o Dia do Pão de Queijo em grande estilo, a iguaria será distribuída de graça no Mercado Central, no Centro de Belo Horizonte (FOTO ILUSTRATIVA: Banco de imagens/Pixabay)

Na próxima quarta-feira (17), o Brasil inteiro celebra o Dia Nacional do Pão de Queijo, este que é um dos maiores ícones da culinária mineira. Para comemorar a data em grande estilo, a iguaria será distribuída gratuitamente no Mercado Central, no Centro de Belo Horizonte.

A deliciosa iniciativa é promovida por alunos de gastronomia do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), que vão colocar a “mão na massa” e produzir dois mil pães de queijo para o público que estiver passeando pelo cartão postal de BH. A ação vai acontecer das 9h às 10h e das 15h às 16h.  

Para uma das coordenadoras do Senac Minas, Cristiana Gomes Ferreira Lopes, a iniciativa deve proporcionar uma experiência didática diferenciada aos graduandos. “As ações dão ênfase aos aspectos teóricos e práticos implicados na temática do pão de queijo que é tão relevante para a gastronomia e cultura de Minas Gerais”, pontuou. 

História do pão de queijo

Todos os mineiros concordam que o inventor do pão de queijo deveria ser aplaudido de pé pela receita, esta já ganhou diversas versões mundo a fora. No entanto, não é possível identificar o momento histórico exato em que o pão de queijo foi criado, como explica a docente de gastronomia, Carolina Figueira da Costa.

“Essa iguaria aparece em diversos livros, cadernos de receitas e receituários especialmente a partir do século XIX e no século XX”, explica. Com o objetivo de estimular os estudos voltados a iguaria, uma equipe de alunos e docentes da instituição vai produzir e lançar, em breve, um e-book sobre o tema. 

Segundo eles, o pão de queijo traz influências das culturas ameríndia e portuguesa. A primeira, contribuiu com o cultivo da mandioca e seus subprodutos e, a segunda, com as técnicas de criação de gado e produção de leite e queijo.

“Apesar de tecnicamente estar mais próximo do que se convenciona chamar de biscoito, o pão de queijo leva o nome de pão porque chamamos de pão um alimento que é importante e identitário para nossa sociedade e cultura”, explica a estudante.

Anota aí:

Distribuição de pães de queijo produzidos por alunos do Senac

Dia: 17 de agosto, quarta-feira

Local: Mercado Central de BH, avenida Augusto de Lima, 744

Horários: das 9h às 10h e das 15h às 16h.

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.
[author_socials_links]

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ