De graça! Edição especial do ‘Música de Domingo’ leva blocos de Carnaval ao teatro em BH

bloco-pele-negra
Bloco Pele Negra é uma das atrações da edição especial do Música de Domingo (Divulgação/Polyanne Acerbi)

O tradicional projeto belo-horizontino “Música de Domingo” apresenta, a partir deste mês, uma edição especial com quatro shows de ritmos percussivos. Começando hoje (13), o projeto terá atrações de funk carioca, música baiana e ritmos afro-brasileiros. A programação é gratuita e vai até o dia 24 de abril, com sede no Teatro Francisco Nunes, no Centro.

As quatro atrações serão performadas por instrumentos de sopro, tambores típicos do candomblé e do reinado mineiro. Durante o mês de março, se apresentam o bloco Babadan Banda de Rua, neste domingo (13), e o bloco afro-feminista Pele Preta, no dia 27. Os ingressos podem ser retirados aqui ou na entrada do evento, sujeito a lotação.

Já em abril, o bloco Pena de Pavão de Krishna se apresentará no dia 10, e o bloco Funk You, no dia 24. O projeto acontece sempre às 17h, de forma gratuita e presencial com retirada antecipada de ingressos.

Detalhes da programação

O primeiro show da edição, que acontece hoje, está por conta do bloco Babadan Banda de Rua, orquestra de sopros e percussão. O repertório promete animar o público com o batuque dos atabaques, djembes e outros instrumentos. Todos eles são construídos artesanalmente e de forma sustentável.

No dia 27 de março, o bloco Pele Preta, idealizado por quatro belo-horizontinas, apresentará uma mescla de aspectos ancestrais dos pilares culturais e religiosos afro-brasileiros, com influências contemporâneas da música preta. Com experimentos arrojados, o bloco fará releituras de músicas pretas e músicas autorais.

O terceiro dia de apresentações, comandado pelo bloco Pena de Pavão de Krishna, será um encontro de muita música, dança, reflexão e celebração. O repertório explorará o ritmo ijexá, músicas autorais e também de origem popular, como de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Moa do Katendê.

Encerrando a edição no dia 24 de abril, o bloco Funk You trará uma mistura do funk carioca com instrumentos de escola de samba. O repertório agitará o público com músicas que vão dos anos 90 até os dias atuais. Desde releitura de grandes hits e músicas autorais, a apresentação promete.

‘Riqueza de ritmos, performances e identidades’

O projeto “Música de Domingo” faz parte do Circuito Municipal de Cultura, que é realizado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura. A ação ainda conta com parceria do CIRC (Centro de Intercâmbio e Referência Cultural).

Segundo a diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura, Aline Vila Real, a produção musical de BH destaca nacionalmente  “por sua inventividade na criação de projetos contemporâneos, a partir de referências da cultura popular e tradicional”.

“Essa mostra de shows que se apresenta no projeto Música de Domingo representa a riqueza de ritmos, performances e identidades da música mineira, levando ao público arranjos requintados e muito suingue”, opina.

Sobre o Música de Domingo

Nascido na década de 1950, o Música de Domingo surgiu com a proposta de fomentar e difundir a música de orquestra e de câmara e, a partir de 1990, passou a ser realizado no Teatro Francisco Nunes, onde a programação seguiu ininterrupta até 2009.

Foi retomado em 2019 e, com a pandemia da covid-19, teve suas atividades interrompidas. Intrinsecamente conectado à história de Belo Horizonte, o Música de Domingo voltou à programação da cidade desde setembro de 2021. 

Anota aí:

Música de Domingo- Programação de março a abril

Shows: Babadan Banda de Rua (BH), Pele Preta (BH), Pena de Pavão de Krishna (BH) e Funk You (BH)

Datas: 13 e 27 de março; e 10 e 24 de abril

Horário: 17h

Local: Teatro Francisco Nunes (Av. Afonso Pena, 1321 – Centro, Belo Horizonte)

Ingressos: Retirada antecipada pelo link (https://www.diskingressos.com.br/) ou na entrada do evento, sujeito a lotação.

Para mais informações, acesse: www.circuitomunicipaldecultura.com.br

Edição: Vitor Fernandes
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!