Pesquisar
Close this search box.

‘A Jogada’: Espetáculo gratuito convida espectadores a participarem de game interativo em BH

Por

(Divulgação/Leo Salvo)

Já pensou em mostrar ao mundo seu talento para o teatro? No Centro Cultural Jardim Guanabara você pode! Nesta quinta-feira (16), o espaço recebe o espetáculo interativo “A Jogada”, com direção de Violeta Penna. A peça propõe a interação entre atores e espectadores, além de integrar o calendário de celebrações dos 10 anos do coletivo nomeiodeparacom.

Gratuita, “A Jogada” constrói um cenário inovador. Assim como em um game, o espetáculo teve início com um processo de seleção de dançarinos e dançarinas. Feita a triagem inicial, a segunda etapa convida o público para a ação. Enquanto ocorre, os espectadores opinam no jogo de cena de “A Jogada”.

“É um espetáculo colaborativo”, diz a diretora. “Então, ele acontece a partir de uma relação que a gente estabelece com o público e, durante a apresentação, vamos desenvolvendo questões relacionadas aos jogos eletrônicos, virtuais, competitivos e colaborativos”.

Como funciona?

Uma vez no ato, o espectador (agora, participante) é direcionado para uma das três salas do espetáculo. São elas: Recinto das Ações Gloriosas, Paço da Lógica e Sala do Descaminho. A partir desse momento, é estabelecida uma dinâmica de interação entre esses espaços, gerando ainda mais conexão entre os dançarinos e o público.

Após essa fase, os participantes são conduzidos à última sala: Arena X. E é nesse local que o último lance de “A Jogada” se desenrola. “Pensamos o jogo presente no dia a dia da juventude, como também nas metáforas que utilizamos, como jogos de poder, o jogo da vida, e assim vamos costurando a história na cena”, explica Violeta.

A apresentação não só propõe um ponto de interação com o público. Ela abre também a agenda de comemorações do coletivo nomeiodeparacom. Em 2024, o grupo completa uma década de caminhada. Até junho, vai circular por espaços públicos e periféricos da capital mineira levando essa e outras atividades artísticas. Na próxima quinta-feira (23), “A Jogada” desembarca no Centro Cultural Vila de Fátima.

Então se liga!

A Jogada
Local: Centro Cultural Jardim Guanabara | rua João Álvares Cabral, 277 – Jardim Guanabara
Data: 16 de maio
Horário: 19h
Entrada franca

A Jogada
Local: Centro Cultural Vila Fátima | rua São Miguel Arcanjo, 215 – Nossa Senhora de Fátima
Data: 23 de maio
Horário: 14h
Entrada franca

Thiago Cândido

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ