O premiado musical “Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças” chega a Belo Horizonte no próximo domingo (22) para apresentação única, após temporada em março. A peça, adaptada para o público infantil, é baseada na vida do Rei do Baião e já foi assistida por mais de 100 mil pessoas, segundo a organização. Os ingressos estão à venda pelo Eventim.
Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp
A apresentação deste fim de semana será a sétima da fábula musical em BH em 2024, ano que a peça completa uma década de exibições. A cada subida ao palco, a história de Luiz Gonzaga ganha novos ares, sendo celebrada por adultos e repassada às crianças. Antes encenado no Centro Cultural Sesiminas, o espetáculo chega, agora, no Grande Teatro do Palácio das Artes, às 17h.
“Luiz e Nazinha” faz parte do projeto “Grandes Músicos para Pequenos”, criado pela produtora Entre Entretenimento. A iniciativa tem o objetivo de levar aos palcos nomes importantes da cultura brasileira em montagens que mesclam biografia e canções dos homenageados, aproximando gerações em espetáculos familiares.
Ainda em 2014, o musical do Rei do Baião deu início ao projeto, que hoje reúne outras seis peças premiadas. Dentre elas, estão: “Bituca – Milton Nascimento para Crianças”, “Tropicalinha – Caetano e Gil para Crianças” e “Pimentinha – Elis Regina para Crianças”.
Montagem
Com direção de Diego Morais e Guilherme Borges, “Luiz e Nazinha” conta passagens da infância de Gonzaga no interior do Nordeste, com destaque para a descoberta do amor, quando o jovem Luizinho (Pedro Henrique Lopes) se apaixona por Nazinha (Aline Carrocino), filha de um coronel que não permite o namoro deles.
O resultado é uma fábula de amor inocente embalada por grandes sucessos do músico, como “Asa Branca”, “Que Nem Jiló” e “O Xote das Meninas”, entre outros.
“A abordagem é graciosa, ingênua e, por isso, cativa o público de todas as idades. O texto de Pedro Henrique Lopes não tem grosserias nem apelações e é muito bem construído. Ele conseguiu encaixar na trama as mais variadas letras de Gonzagão e o resultado é uma trilha harmoniosamente casada com a dramaturgia”, pontuou o crítico teatral Dib Carneiro Neto sobre o espetáculo.
Premiações
O musical foi indicado em 8 categorias nos maiores prêmios de teatro infantil do Rio de Janeiro e premiado na categoria como Melhor Atriz (Aline Carrocino) no Prêmio CBTIJ de Teatro Infantil 2015. “As crianças se divertem e os adultos sempre se emocionam. E o que buscamos é exatamente isso: um espetáculo que, ao mesmo tempo, aproxime as gerações, valorize a cultura brasileira, e que desperte a curiosidade”, conta o diretor Diego Morais.
“Já circulamos muito com o espetáculo por diversas cidades do Brasil e aqui de Minas também. Sem dúvidas, chegar com o espetáculo aqui em Belo Horizonte, depois de quase 10 anos, é uma alegria sem fim! Além disso, o público de BH já conhece bem o ‘Grandes Músicos para Pequenos’. Vai ser lindo este reencontro!”, antecipa o ator e autor Pedro Henrique Lopes.
Então se liga!
Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças
Local: Palácio das Artes
Data: 22 de setembro
Horário: 17h
Ingressos: a partir de R$ 10, no Eventim