O Sistema Fecomércio MG, em comemoração aos 80 anos do Sesc, realiza em BH uma mostra gratuita que reúne reúne 120 obras do universo criativo de Pablo Picasso, incluindo trabalhos das artistas Dora Maar e Françoise Gilot. Dentre as artes expostas, 80 são originais de Picasso e parte do acervo é inédito no Brasil.
A mostra estará disponível para visitação gratuita no Sesc Palladium, de 24 de outubro a 13 de dezembro, de terça a domingo e feriados, das 9h às 20h. Os ingressos serão disponibilizados a partir da próxima terça-feira (20), pela plataforma Sympla. A retirada presencial na bilheteria do local será mediante disponibilidade de vagas. As visitas serão a cada 30 minutos, com tolerância de até 15 minutos do horário indicado no ingresso.
A exposição propõe uma imersão no processo criativo de Picasso por meio de gravuras, cerâmicas, fotografias e obras de artistas fundamentais em sua trajetória. Nascido em Málaga, na Espanha, em 1881, ele criou obras que transformaram a história da arte moderna e permanecem influenciando a produção contemporânea em diferentes áreas.
Entre suas obras mais conhecidas estão “Guernica” (1937), considerada um dos maiores manifestos artísticos contra a guerra; “Les Demoiselles d’Avignon” (1907), marco fundamental da arte moderna; “A Mulher que Chora” (1937); e “O Velho Guitarrista” (1903), uma das principais obras da Fase Azul.
O público, ao longo da visitação, também terá acesso a uma parte menos conhecida das produções do artista por meio de 12 cerâmicas produzidas entre 1948 e 1959, no ateliê Madoura, em Vallauris, na França. Além disso, as fotografias de Robert Capa, um dos maiores fotojornalistas do século XX, completam o trajeto ao apresentar registros da vida de Picasso no país.
E para finalizar o percurso, uma instalação interativa permitirá que os visitantes produzam registros fotográficos inspirados no universo da exposição.
Anota Aí!
Exposição “Picasso, a construção de um gênio”
Período: 24 de outubro a 13 de dezembro de 2026
Horário: terça a domingo e feriados, das 9h às 20h
Local: Mezanino do Sesc Palladium (Av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Ingressos: a partir do dia 20 de outubro via Sympla, ou presencial na bilheteria do Sesc Palladium, conforme disponibilidade.
Horário de funcionamento da bilheteria: terça a domingo, das 12h às 18h









