Com entrada gratuita, ‘Feira do Doce Mineiro’ adoça o paladar dos moradores de BH

feira do doce mineiro
A quarta edição da Feira do Doce Mineiro acontece no Palácio da Liberdade até 18 de dezembro. O evento tem entrada gratuita (Feira do Doce Mineiro/Divulgação)

Cocada, pé de moleque, goiabada e, claro, doce de leite. Se você é daqueles que a boca saliva só de pensar na variedade de doces e guloseimas da culinária mineira, não pode perder essa novidade: a partir de hoje (12), o Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, recebe a quarta edição da Feira do Doce Mineiro, com entrada gratuita.

A iniciativa visa dar continuidade à celebração do “Natal da Mineiridade”, que teve início na última semana com a inauguração das luzes de Natal que vem arrancando suspiros de quem caminha pela Praça da Liberdade, na região Centro-Sul de BH.

A Feira do Doce Mineiro acontece até 18 de dezembro, nos jardins do Palácio da Liberdade, a partir das 14 horas, de segunda a sexta-feira e a partir das 10 horas, no sábado e domingo. O evento promete reunir cerca de 20 produtores que apresentarão a variedade de sabores, texturas e delícias que marcam a doçaria regional.

“Não há como falar em mineiridade sem a mesa farta e saborosa que caracteriza a culinária do Estado. E, principalmente no Natal, os doces são uma parte importante da memória afetiva das pessoas”, enfatiza um dos coordenadores do evento, João Michel Ferrabbiamo.

Programação

A feira vai contar com uma grande variedade de doces, como Bananada de Itabira, Pé de Moleque de Piranguinho, Doces de Jabuticaba de Sabará, Mangada de Urucânia, Doce de Leite em Barra de Ipatinga, Doce de Pequi de Curvelo e muito, muito mais!

Os frequentadores poderão experimentar o famoso Brigadeiro Gourmet de Belo Horizonte (Feira do Doce Mineiro/Divulgação)

Um dos destaques da edição são os doces feitos no tacho de cobre, utensílio que voltou a ser liberado pela Vigilância Sanitária do Estado após quase dois anos de proibição. “O tacho de cobre é uma tradição da gastronomia mineira e traduz toda a afetividade e a criatividade da cultura da doçaria local e, como tal, seu uso deve ser preservado”, observa Ferrabbiamo.

Os visitantes também poderão conferir atrações artísticas, praça de alimentação e apresentações de cozinha show, uma ação que oferece a oportunidade para o público aprender mais sobre a “Doçaria Mineira”, suas histórias e a sua inter-relação com a cozinha mineira e gastronomia contemporânea. Confira a programação completa:

12 de dezembro, segunda-feira

18h: Folia de Reis de D. Guidinha do Bairro Caiçara

19h: Wilson Dias

13 de dezembro, terça-feira

18h: Wallace Gomes e Pablo Malta

19h: Beatles Jazz

14 de dezembro, quarta-feira

18h: Rafael Canielo Jazz Trio

19h: Livia Itaborary

15 de dezembro, quinta-feira

18h: Cozinha-Show: Chef Wessery Zago, Luciana Barreto e Davi Duarte

19h: Isaddora

16 de dezembro, sexta-feira

18h: Cozinha-Show: Chefs Bernadete Guimarães e Alana Senna

19h: Tau Brasil

17 de dezembro, sábado

14h: Conecto

17h: Cozinha-Show: Chefs Fernanda Fonseca e Carol Silva

18h: Caretada de Paracatu

19h: Chico Lobo

18 de dezembro, domingo

14h: Alexandre da Mata e The Black Dogs

16h: Cozinha-Show: Chefs Mariana Gontijo e Mariana Penna

17h: Tino Gomes

19h: Cozinha-Show: Chefs Lino Ramos e Valdelícia Coimbra

20h: Telo Borges

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!