No ‘hype’ da Autêntica: Casa de shows abraça estilos diversos e agita cena cultural de BH

show-autêntica
Casa de shows Autêntica foi reaberta no fim de abril (Reprodução/@autentica.bh + @djthiagao/Instagram)

Se você esteve ligado nos rolês de Belo Horizonte no último mês, provavelmente ouviu falar bastante o nome “Autêntica”. Tem gente que sabe o que é, tem gente que não faz a menor ideia, e tem aqueles que até sabem do que se trata, mas não entendem o hype. Hoje, (4), o BHAZ vai te explicar o que é a Autêntica e te contar por que ela faz tanto sucesso. E ah! Tem agenda dos eventos de maio da casa no fim do post!

A Autêntica (@autentica.bh) é uma casa de shows que existe na capital mineira desde 2015, tendo feito uma pausa no funcionamento em 2020, e retornando em abril deste ano. O pub teve que encerrar suas atividades no espaço localizado na Savassi, por conta de prejuízos causados pela pandemia de Covid-19 e por um imbróglio envolvendo o proprietário do imóvel.

“Quando fiquei sabendo que a Autêntica ia fechar fiquei muito triste, tenho boas memórias da antiga sede, sempre que estou de passagem pela região da Savassi vem a nostalgia”, conta o designer de produto Rodrigo Souza. “Eu tive a oportunidade de assistir grandes shows, conhecer vários artistas e aproveitar ao máximo aqueles momentos com meus amigos”. 

Quase mil eventos

Durante o funcionamento na Savassi, a Autêntica realizou 910 eventos, com mais de mil artistas e cerca de 160 mil pessoas passando pelo espaço. Dessa forma, a casa de shows acabou sendo responsável pelos rolês de vários belo-horizontinos e, consequentemente, ganhou um lugar na vida de cada um que pisou por lá.

O João, que é ilustrador (@de_merda), conta ao BHAZ sobre a experiência dele na Autêntica. “No espaço anterior, eu gostava bastante da diversidade da programação, coisa que também está presente na casa nova. Mas, para além de shows musicais, eu curtia bastante os outros eventos. Sou Ilustrador, faço quadrinhos e participo de algumas feiras de publicações independentes aqui BH, e lembro que um dos melhores festivais que juntou música e artes visuais aconteceu na Autêntica”.

Ele relembra que o evento em questão “foi o Festival Traço, em 2016, organizado pela Editora Pulo – antiga Pulo Comunicação/Faísca Mercado Gráfico”. João revela que curtia bastante o palco do endereço anterior, que era mais baixo, “o que deixa o show mais interativo”, opina.

‘Momentos inesquecíveis’

“Nesse período de quarentena eu pensei muito na falta que os shows e festivais me faziam. Esse tempo longe da música ao vivo me fez lembrar alguns momentos na Autêntica que foram inesquecíveis, por exemplo, o show do Terno e da Tulipa Ruiz, o show do Vivendo do Ócio, o Show dos Selvagens à Procura de Lei, entre outros tantos eventos memoráveis”, relembra Rodrigo Souza.

No mês passado, o dono do pub, Leo Moraes, cumpriu com a promessa e reabriu a Autêntica em um endereço novo. Agora, a casa de shows funciona em um imóvel histórico no bairro Santa Efigênia, o mesmo em que funcionou o Lapa Multshow e o Cine Santa Efigênia.

“O Lapa Multshow marcou gerações de amantes de músicas. Era o local onde sonhávamos tocar, onde víamos nossos ídolos. Vai ser uma honra para nós resgatar o uso cultural daquele espaço. É o espírito da Autêntica encarnando no Lapa”, disse Leo Moraes.

Campanha de arrecadação para reabertura

Para a reinauguração, a casa precisou lançar uma campanha de arrecadação de fundos para realizar uma reforma. Foi então que surgiu a “dobradinha”, em que a Autêntica fez uma venda antecipada de ingressos. Por meio dela, o público podia comprar ingressos para qualquer evento do pub que fosse rolar neste ano, e ele valeria o dobro. Ou seja, se a pessoa comprou um ingresso por R$ 50, ganhou R$ 100 de crédito.

A campanha acabou possibilitando a reinauguração da Autêntica, que voltou a funcionar no dia 28 de abril. “A notícia que a casa ia continuar funcionando em um novo endereço me fez muito feliz e empolgado, tanto que comprei as dobradinhas para ajudar na campanha de reforma do novo espaço e já comprei ingresso para vários shows em maio e junho”, conta o designer de produto Rodrigo Souza. 

Com a reabertura do espaço, que está funcionando a todo vapor, Rodrigo não vê a hora de assisitir a um show por lá, e já tem a lista de artistas que deseja ver. “Pretendo muito voltar a Autêntica, a primeira apresentação que vou assistir na sede nova é o show da Liniker, mas vou em vários outros shows, por exemplo do Terno Rei, em junho”.

‘Não temos compromisso com nenhum estilo’

“Para mim é uma alegria devolver este espaço cultural para a cidade. Não temos compromisso com nenhum estilo, e sim com o que está sendo feito de bom nos dias de hoje. Queremos receber nomes de fora da cidade, mas também vamos fomentar a cena local”, diz Tomás Gonzaga, novo sócio e diretor artístico do pub.

Na semana passada, a primeira de funcionamento da nova Autêntica, artistas como Laura Catarina, Tom Zé, Marina Sena, Francisco, el Hombre e Lamparina marcaram presença por lá. O estudante de publicidade Gabriel Souza foi no de Marina Sena, que aconteceu no último sábado (30), e relata como foi:

“Foi tudo de bom, ela tem um vozerão, fiquei tipo ‘meu Deus’, a voz idêntica ao Spotify!!! Estava todo mundo super na vibe, todo mundo sabia todas as músicas e cantando junto! Ainda teve uma participação do Baka e do Marcelo Tofani, e eles cantaram algumas do Rosa Neon, foi especial demais!”.

Confira um trecho do show, gravado por Gabriel:

Agenda de maio da Autêntica

Bom, depois dessa mega explicação sobre a história da Autêntica com relatos de experiências tão únicas, duvido que você vá querer perder um rolê por lá. Para te ajudar a não ficar de fora de nenhum, se liga na agenda do mês de maio da Autêntica:

  • 5 de maio: Tagua Tagua (RS) e Chico e o Mar (MG)
  • 6 de maio: FBC e Vhoor (MG)- Sexta Básica BH
  • 7 de maio: Carne Doce (GO) e Alice Caymmi (RJ) 
  • 8 de maio: Forró da Autêntica Especial
  • 12 de maio: Liniker (SP)
  • 13 de maio: Fresno (RS) e Elizia (MG)
  • 14 de maio: Mc Carol (RJ) e Mac Júlia (MG)
  • 20 de maio: Congadar e Boogarins (GO)
  • 21 de maio: Oreia (MG) e Rincon Sapiência (SP)
  • 26 de maio: Hotelo (SP) + Plutão já Foi Planeta (RN) + Dulce Y Melancólico (MG)
  • 27 de maio: Curumin (SP) e Orquestra Atípica de Lhamas (MG)
  • 28 de maio: Far From Alaska (RN) e Young Lights (MG)
  • 29 de maio: Ozome e Matanza (RJ)

Os ingressos estão disponíveis no site da Autêntica.

Endereço da Autêntica: Rua Álvares Maciel, 312, Santa Efigênia – Belo Horizonte

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!