Festa Chilena gratuita traz gastronomia, dança e música típicas do país a BH

festa chilena de bh comida típica do chile
Festa Chilena de BH chega à quinta edição na capital mineira (Divulgação/UMAMI Comunicação)

Gastronomia, dança, música e várias atrações culturais chilenas irão tomar conta da capital mineira na quinta edição da Festa Chilena de BH. O evento acontecerá no dia 18 de setembro, no Mercado Distrital Cruzeiro, com entrada gratuita. A iniciativa tem o objetivo de celebrar a comunidade do Chile em Belo Horizonte.

Esta edição marca o retorno presencial do evento, que aconteceu de forma on-line no ano passado, e foi suspenso em 2020. Haverá barraquinhas de comidas e bebidas típicas do Chile, apresentações musicais de músicos chilenos, e apresentação da Cueca. A festa acontecerá das 11h até às 19h.

Além disso, está prevista na programação uma aula aberta de introdução ao vinho chileno. Um dos destaques do evento será a presença da chef chilena Milsa Marin Morales. Na véspera, ela comandará um jantar “Minas-Chile” no Nuúu Restaurante e Gastrobar, ao lado do chef Guilhereme Melo.

Comida é destaque da Festa Chilena

“É a primeira edição da Festa Chilena após Belo Horizonte receber o título de Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco. Nas edições passadas, a comida sempre foi um dos destaques, mas esse ano vamos ampliar isso”, declara o responsával pelo evento, Lino Ramos.

Segundo ele, “a comunidade chilena que reside em BH e na Região Metropolitana é muito grande e está bastante ansiosa pelo reencontro. Vamos receber os belo-horizontinos e todos os visitantes com muita alegria e o melhor da cultura do Chile”. Os ingressos gratuitos estão disponíveis aqui.

O cardápio das barracas terá as tradicionais empadas chilenas, sopaipillas (biscoito de abóbora acompanhado dos molhos “pedre” ou “apaltado”) e pasteis de choclo (feitos com creme de milho, manjericão e recheados com carne moída, frango, cebola, azeitona preta e ovo cozido).

Será comercializado, também, o choripán – cujo nome vem da junção dos ingredientes principais, o pão (pan) e a linguiça (chorizo). O destaque vai para o molho pebre acompahado de chimichurri e salsa criolla. Espetinhos feitos à moda andina, chamados de anticuchos, também poderão ser degustados.

‘Pratos comumente degustados no Chile’

“Nossa gastronomia é muito rica. Por isso, buscamos selecionar quitutes para demonstrar essa variedade”, explica a chef chilena Carol Pizarro, uma das organizadoras da festa. “Outro critério foi escolher pratos que são comumente degustados nas nossas festas pátrias, comemoradas em todo o mês de setembro no Chile”.

E é claro que o evento terá muita música, com atrações como a Bubli Banda, comandada pela chilena Fran Acuña e pela brasileira Mari Junqueira; a Sonora Banda, grupo especializado em música latina; e o sexteto de músicos brasileiros e chilenos, liderado por Camilo Bernales.

Anota aí:

Festa Chilena de BH

Data: 18 de setembro

Horário: 11h às 19h

Local: Mercado Distrital do Cruzeiro | R. Ouro Fino, 452, Cruzeiro

Ingressos gratuitos: https://www.sympla.com.br/evento/v-festa-chilena-de-belo-horizonte/1688653

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!