O Bolinho, personagem estampado em diversos muros e paredes de Belo Horizonte pela artista Raquel Bolinho, vai completar 15 anos de existência. Neste sábado (10), haverá uma festa gratuita no Museu Mineiro, no Centro de BH, para comemorar o ícone belo–horizontino. O público poderá curtir oficinas, brincadeiras e muito mais.
A programação de aniversário do personagem inclui infláveis gigantes, live painting com participação de artistas, DJs, recreação para as crianças e o Bazar do Bolinho, com produtos exclusivos da obra. Desde 2009, o personagem colore as ruas de Belo Horizonte e o dia a dia dos belo-horizontinos.
O evento irá das 11h até às 21h, com entrada gratuita. De acordo com a programação, haverá distribuição gratuita de picolés de 11h às 13h; espaço kids para desenho de 11h às 17h; recreação de 13h às 17h; e live painting de 13h às 21h, com intervalos entre um artista e outro.
A festa promete ser não só uma comemoração dos 15 anos do Bolinho, mas também uma homenagem à arte urbana e sua importância cultural na cidade.
Nasce um Bolinho
A história do Bolinho começou em 2009, quando a grafiteira itabirana Maria Raquel Bolinho se inspirou em sua paixão por doces e por uma nova descoberta pela arte urbana. Morando em BH, a artista decidiu criar um personagem que se destacasse nos cenários de grafites da capital mineira.
Com um toque de humor e atualidade, o Bolinho tornou-se uma figura reconhecida pela cidade. A mordida que caracteriza a obra representa a ideia de que é impossível resistir ao personagem. Após se multiplicar em Belo Horizonte, o Bolinho ganhou outras cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo.
Além disso, o personagem também foi usado em diversas exposições e projetos culturais, expandindo o formato de linguagem de Raquel. Proprietários de casas, lojas, fábricas e escolas começaram a solicitar e pagar pelas intervenções artísticas da grafiteira.
Anota aí:
15 anos do Bolinho
Data: 10 de agosto
Horário: 11h às 21h
Local: Museu Mineiro | Avenida João Pinheiro, 342 – Centro
Entrada gratuita