Pesquisar
Close this search box.

Bolinho faz festa gratuita de 15 anos em Belo Horizonte neste sábado

Por

festa 15 anos bolinho bh
Festa de 15 anos do Bolinho será no Museu Mineiro, em BH (Divulgação)

O Bolinho, personagem estampado em diversos muros e paredes de Belo Horizonte pela artista Raquel Bolinho, vai completar 15 anos de existência. Neste sábado (10), haverá uma festa gratuita no Museu Mineiro, no Centro de BH, para comemorar o ícone belo–horizontino. O público poderá curtir oficinas, brincadeiras e muito mais.

A programação de aniversário do personagem inclui infláveis gigantes, live painting com participação de artistas, DJs, recreação para as crianças e o Bazar do Bolinho, com produtos exclusivos da obra. Desde 2009, o personagem colore as ruas de Belo Horizonte e o dia a dia dos belo-horizontinos.

O evento irá das 11h até às 21h, com entrada gratuita. De acordo com a programação, haverá distribuição gratuita de picolés de 11h às 13h; espaço kids para desenho de 11h às 17h; recreação de 13h às 17h; e live painting de 13h às 21h, com intervalos entre um artista e outro.

Bolinho é personagem icônico dos muros de BH (Divulgação)

A festa promete ser não só uma comemoração dos 15 anos do Bolinho, mas também uma homenagem à arte urbana e sua importância cultural na cidade.

Nasce um Bolinho

A história do Bolinho começou em 2009, quando a grafiteira itabirana Maria Raquel Bolinho se inspirou em sua paixão por doces e por uma nova descoberta pela arte urbana. Morando em BH, a artista decidiu criar um personagem que se destacasse nos cenários de grafites da capital mineira.

Com um toque de humor e atualidade, o Bolinho tornou-se uma figura reconhecida pela cidade. A mordida que caracteriza a obra representa a ideia de que é impossível resistir ao personagem. Após se multiplicar em Belo Horizonte, o Bolinho ganhou outras cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo.

Além disso, o personagem também foi usado em diversas exposições e projetos culturais, expandindo o formato de linguagem de Raquel. Proprietários de casas, lojas, fábricas e escolas começaram a solicitar e pagar pelas intervenções artísticas da grafiteira.

Anota aí:

15 anos do Bolinho
Data: 10 de agosto
Horário: 11h às 21h
Local: Museu Mineiro | Avenida João Pinheiro, 342 – Centro
Entrada gratuita

Andreza Miranda

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).
[author_socials_links]

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ