Projeto Outras Florestas: Gilberto Gil faz aula-show sobre meio ambiente no Palácio das Artes

gilberto-gil
Gilberto Gil fará abertura do projeto que tem como objetivo a preservação da natureza (Divulgação/@hallit)

Gilberto Gil virá a Belo Horizonte para uma aula-show neste sábado (4), no Palácio das Artes, dentro do projeto “Outras Florestas”. O cantor tem como convidado o representante político e xamânico Benki Ashaninka, que fará uma entrada especial durante o lançamento do projeto. Gilberto apresentará um repertório musical que servirá de introdução para os temas abordados no evento.

Por estar sempre envolvido em temas ligados à cidadania, Gilberto Gil é o protagonista do lançamento do projeto “Outras Florestas”, iniciativa da ONG Contato. A organização é voltada para ações de cultura, meio ambiente e inclusão social em Belo Horizonte.

Nesse evento, o artista promoverá uma aula-show com músicas sobre a identidade dos povos brasileiros e que introduzem temas ligados à realidade socioeconômica do Brasil e do mundo. Essa será a primeira vez que Gilberto realizará uma aula-show de forma presencial e aberta ao público, por conta da pandemia.

Natureza na trajetória de Gil

Durante uma live promovida pelo Fundo Mundial pela Natureza, o cantor destacou o sentimento de responsabilidade pela conservação da natureza como uma importante em sua trajetória: “Isso é uma coisa que vem desde o início da minha vida cidadã. Essa ideia de que é preciso usar as nossas vozes para vocalizar essas questões todas é natural para mim porque veio crescendo ao longo da minha vida”.

Gilberto Gil (Divulgação/@hallit)

Benki Ashaninka falou sobre a participação dos povos originários na preservação do meio ambiente no webinar “Diálogos da Restauração – Amazônia”: “Somos exemplos de que é possível, sim, ajudar o planeta, a partir do momento em que trabalhamos  com consciência. A mudança do clima, o surgimento de doenças e o aquecimento global são consequências da ação do homem”.

Benki Ashaninka (Divulgação/Nelly Stul)

Ainda no lançamento do projeto Outras Florestas, o evento dará abertura à exposição “Povos Originários – Guerreiros do Tempo”, do fotógrafo Ricardo Stuckert. A mostra retrata a vivência com etnias indígenas na região amazônica e ficará na galeria Arlinda Corrêa, no Palácio das Artes, com visitação aberta a partir de 12 de junho.

Povos originários na manutenção das florestas

Em entrevista para a revista Conexão Planeta, o fotógrafo falou sobre o papel dos povos tradicionais na manutenção das florestas: “A forma como vivem e se relacionam com o meio ambiente podem orientar nossas escolhas atuais e futuras. Os povos originários têm um respeito profundo pela mãe terra que precisamos aprender”.

As obras de Ricardo Stuckert servirão de cenário durante toda a aula-show, prevista para começar às 21h. Os ingressos para o evento ainda estão disponíveis no site Eventim, a partir de R$ 100 (meia-entrada). Os valores variam conforme os setores, clique aqui para conferir.

A verba arrecadada com a aula-show será destinada ao custeio do evento e a ações de plantio e educação ambiental nas áreas periféricas da capital mineira. O objetivo da iniciativa é atrair para BH a marca de uma cidade que se compromete com o meio ambiente, tendo a cultura como elemento de transformação social.

“Esse projeto vem reafirmar o compromisso da ONG Contato com o trabalho criativo, na busca da sustentabilidade e da inclusão social por meio da arte da cultura”, diz o diretor-presidente da organização, Carlos Nagib.

Anota aí:

Outras Florestas – Aula-show com Gilberto Gil

Data: 4 de junho

Horário: 21h

Local: Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537 – Centro

Ingressos: https://www.eventim.com.br/artist/gilberto-gil/

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!